INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBRE SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAzevedo, Ana Raquel Nunes Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributor.authorNunes, Albino Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-17T19:12:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-17T19:12:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-26-
identificador: dc.identifier.otherINTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBRE SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717488-
Resumo: dc.description.abstractO presente Produto Educacional trata-se de uma Proposta de Ensino Aplicada de Forma Remota sobre sustentabilidade voltada para discentes de Ensino Médio Integrado. A compreensão da sustentabilidade como princípio no contexto da produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis, apresentada através de uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS, pode contribuir na formação crítico-reflexiva, humana e profissional dos alunos. A sustentabilidade ao ser encarada como princípio norteador no âmbito da formação crítica cidadã em torno da ciência e da tecnologia, encontra na educação CTS uma abordagem focada na cidadania, uma vez que “na educação científica, o movimento CTS assumiu como objetivo o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão na sociedade cientifica e tecnológica e o desenvolvimento de valores” (SANTOS e AULER, 2011, p. 23). Nessa perspectiva, apresentamos uma sugestão de procedimentos de ensinoaprendizagem para refletir sobre educação ambiental e atitudes CTS; discutir conceitos de sustentabilidade no contexto ambiental, social e econômico; (re)conhecer algumas fontes de energia renováveis e não renováveis; identificar tipos de tecnologias que transformam a energia captada em energia elétrica; conhecer um sistema de produção de energia elétrica a partir de fonte renovável e o conceito de geração distribuída a partir do estudo de um caso real. A proposta está adaptada ao contexto do ensino remoto, através do ambiente virtual de aprendizagem Google Sala de Aula, sendo 20h de atividades divididas entre momentos síncronos e atividades assíncronas. Os momentos síncronos estão planejados para ter duração de no máximo 1h30, compreendo 7h do total do curso, cuja metodologia de ensino foi baseada em exposições dialogadas através Google Meet. As atividades assíncronas preenchem um total de 13h divididas entre produção de textos, produção de vídeos, participação em debate, participação em quiz e respostas ao questionário de avaliação do curso. Este produto educacional está associado à dissertação de mestrado intitulada “Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade no ensino médio integrado: proposta de ensino para discutir sustentabilidade na produção de energia elétrica”, o qual foi aplicado, e validado, junto a uma turma de alunos do ensino médio integrado do Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN em 2021.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnergia Renovávelpt_BR
Título: dc.titleINTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBRE SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT Mestrado Profissional em Rede Nacionalpt_BR
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