Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Azevedo, Ana Raquel Nunes Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nunes, Albino Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-17T19:12:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-17T19:12:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBRE SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717488 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente Produto Educacional trata-se de uma Proposta de Ensino Aplicada de Forma Remota sobre sustentabilidade voltada para discentes de Ensino Médio Integrado. A compreensão da sustentabilidade como princípio no contexto da produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis, apresentada através de uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS, pode contribuir na formação crítico-reflexiva, humana e profissional dos alunos. A sustentabilidade ao ser encarada como princípio norteador no âmbito da formação crítica cidadã em torno da ciência e da tecnologia, encontra na educação CTS uma abordagem focada na cidadania, uma vez que “na educação científica, o movimento CTS assumiu como objetivo o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão na sociedade cientifica e tecnológica e o desenvolvimento de valores” (SANTOS e AULER, 2011, p. 23). Nessa perspectiva, apresentamos uma sugestão de procedimentos de ensinoaprendizagem para refletir sobre educação ambiental e atitudes CTS; discutir conceitos de sustentabilidade no contexto ambiental, social e econômico; (re)conhecer algumas fontes de energia renováveis e não renováveis; identificar tipos de tecnologias que transformam a energia captada em energia elétrica; conhecer um sistema de produção de energia elétrica a partir de fonte renovável e o conceito de geração distribuída a partir do estudo de um caso real. A proposta está adaptada ao contexto do ensino remoto, através do ambiente virtual de aprendizagem Google Sala de Aula, sendo 20h de atividades divididas entre momentos síncronos e atividades assíncronas. Os momentos síncronos estão planejados para ter duração de no máximo 1h30, compreendo 7h do total do curso, cuja metodologia de ensino foi baseada em exposições dialogadas através Google Meet. As atividades assíncronas preenchem um total de 13h divididas entre produção de textos, produção de vídeos, participação em debate, participação em quiz e respostas ao questionário de avaliação do curso. Este produto educacional está associado à dissertação de mestrado intitulada “Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade no ensino médio integrado: proposta de ensino para discutir sustentabilidade na produção de energia elétrica”, o qual foi aplicado, e validado, junto a uma turma de alunos do ensino médio integrado do Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN em 2021. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 13 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Energia Renovável | pt_BR |
Título: dc.title | INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBRE SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT Mestrado Profissional em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Animação |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional Finalizado (2).pdf | 13,73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717488/2/Produto Educacional Finalizado (2).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons