Que “mi-mi-mi” é esse que se ouve daí? O uso dos sambas enredos no ensino dos temas sensíveis em História.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, Jeferson Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-17T13:00:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-17T13:00:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherQue “mi-mi-mi” é esse que se ouve daí? O uso dos sambas enredos no ensino dos temas sensíveis em História.pt_BR
identificador: dc.identifier.otherQue “mi-mi-mi” é esse que se ouve daí? O uso dos sambas enredos no ensino dos temas sensíveis em História- textopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717486-
Resumo: dc.description.abstractNeste trabalho são apresentadas possibilidades de usos do samba no ensino de História no embate ao negacionismo estabelecido pelos grupos ditos conservadores e de extrema direita contra um dos principais temas sensíveis da História do Brasil que é a escravidão e os movimentos de resistências dos escravizados. Para dar conta do tema, a proposta de utilização dos sambas-enredo enquanto ferramenta de ensino em sala de aula. Para tanto foram mobilizadas discussões tanto acerca do ensino de História, sobretudo da vertente que estuda o uso de diferentes linguagens nas aulas de História, quanto discussões recentes da historiografia, relacionada ao ensino de História e da História Psicanalítica. A música é tratada como um recurso didático potente, utilizado pelos professores para possibilitar a discussão e a problematização de temáticas sensíveis no ensino de História, como a permanência do racismo no Brasil, a permanência das ideias do mito da democracia racial e a ampliação do conhecimento do aluno sobre a História do continente africano, tantas vezes negligenciada nos currículos brasileiros. A produção de um guia didático a partir da utilização dos sambas-enredos se volta para ser mais uma possibilidade aos docentes em suas tarefas diárias frente ao crescimento do negacionismo. As propostas de atividades foram desenvolvidas a partir de sambas que, apesar de certa fragilidade em suas letras quanto a abordagem por ser costumeiramente utilizados numa grande festa popular brasileira, incluem temáticas compatíveis com o presente trabalho e que podem ser de grande ajuda para professores e alunos da Educação Básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.755 KB/ 2.957 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória, Negacionismo, Antirracista, História-Psicanalítica.pt_BR
Título: dc.titleQue “mi-mi-mi” é esse que se ouve daí? O uso dos sambas enredos no ensino dos temas sensíveis em História.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons