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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES, Jeferson Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-17T13:00:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-17T13:00:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Que “mi-mi-mi” é esse que se ouve daí? O uso dos sambas enredos no ensino dos temas sensíveis em História. | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Que “mi-mi-mi” é esse que se ouve daí? O uso dos sambas enredos no ensino dos temas sensíveis em História- texto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717486 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho são apresentadas possibilidades de usos do samba no ensino de História no embate ao negacionismo estabelecido pelos grupos ditos conservadores e de extrema direita contra um dos principais temas sensíveis da História do Brasil que é a escravidão e os movimentos de resistências dos escravizados. Para dar conta do tema, a proposta de utilização dos sambas-enredo enquanto ferramenta de ensino em sala de aula. Para tanto foram mobilizadas discussões tanto acerca do ensino de História, sobretudo da vertente que estuda o uso de diferentes linguagens nas aulas de História, quanto discussões recentes da historiografia, relacionada ao ensino de História e da História Psicanalítica. A música é tratada como um recurso didático potente, utilizado pelos professores para possibilitar a discussão e a problematização de temáticas sensíveis no ensino de História, como a permanência do racismo no Brasil, a permanência das ideias do mito da democracia racial e a ampliação do conhecimento do aluno sobre a História do continente africano, tantas vezes negligenciada nos currículos brasileiros. A produção de um guia didático a partir da utilização dos sambas-enredos se volta para ser mais uma possibilidade aos docentes em suas tarefas diárias frente ao crescimento do negacionismo. As propostas de atividades foram desenvolvidas a partir de sambas que, apesar de certa fragilidade em suas letras quanto a abordagem por ser costumeiramente utilizados numa grande festa popular brasileira, incluem temáticas compatíveis com o presente trabalho e que podem ser de grande ajuda para professores e alunos da Educação Básica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.755 KB/ 2.957 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória, Negacionismo, Antirracista, História-Psicanalítica. | pt_BR |
Título: dc.title | Que “mi-mi-mi” é esse que se ouve daí? O uso dos sambas enredos no ensino dos temas sensíveis em História. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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