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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Rhanes Souza Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-16T17:40:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-16T17:40:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação e Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717481 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A invisibilidade do negro no currículo escolar e no ensino de História é o foco principal deste trabalho. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o lugar dos sujeitos negros na proposta de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Documento Curricular Referencial de Mirante – Bahia (DCRM), elaborado no ano de 2020. Para tanto, foi realizada uma abordagem dos conceitos de colonialidade, racismo e currículo escolar, tomando por referência a ótica epistemológica da decolonialidade. Examinar o contexto histórico no qual se originou o racismo, enquanto eixo estruturante do capitalismo, é imprescindível para entender o processo de subalternização dos negros e estabelecer relações com a condição de marginalização dos mesmos na sociedade atual, fato que ressoa nos processos educativos. Desnaturalizar os currículos escolares e colocar em evidência a questão racial negra nos documentos referenciais do ensino é, então, primordial para o enfrentamento das desigualdades e o combate ao racismo nos ambientes educacionais e, por extensão, na sociedade. O presente estudo consiste em pesquisa aplicada, de caráter analítico-descritivo a partir da análise de fontes primárias e secundárias, incluindo revisão bibliográfica, documentos curriculares e leis educacionais, com resultados tratados de maneira qualitativa. O levantamento e a análise das informações ao longo da pesquisa sinalizaram que a proposta de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental contribui para a manutenção e reprodução do racismo, na medida em que invisibiliza os sujeitos negros, reproduzindo, assim, a lógica do sistema capitalista. Para intervenção didática nessa realidade, foi elaborada uma proposta de formação com professores da rede municipal, através de oficinas denominadas Encontros Decoloniais Antirracistas, com o tema: ―Rompendo silêncios e semeando esperanças: os sujeitos negros no currículo escolar‖. O resultado do trabalho indica que os sujeitos negros podem ser visibilizados no currículo escolar, a partir da prática de uma educação decolonial e antirracista. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,346 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Escola, Currículo e Ensino de História. Educação Antirracista. Decolonialidade. | pt_BR |
Título: dc.title | Rompendo silêncios: sujeitos negros e o Currículo no Ensino de História do município de Mirante - Bahia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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