Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | de almeida aguiar silva, Juliana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento de Almeida, Ronise | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Franco de Azevedo, José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-17T12:32:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-17T12:32:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Edson Luís, Presente | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717476 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação se insere nas discussões acerca da formação do movimento estudantil secundarista (as agremiações) como espaços não-formais de educação na e os reflexos no mundo do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Articulando-se, tem como objetivo principal “compreender de que forma as agremiações, como espaço não formal de educação, funciona na construção/contribuição desses\as estudantes para a formação omnilateral, politécnica e integral dentro de EPT; e assim, como reflete para a sociedade e o mundo do trabalho uma atuação crítica-cidadã e democrática”. Para isso, a pesquisa enfoca os espaços não formais de educação, que funcionam como um locus de formação política, associando-se aos fundamentos omnilateral, politécnia e integral. Com isso, faz-se necessário entender o papel dos grêmios estudantis dentro das escolas e os impactos nesses estudantes na passagem pelo grêmio quando chegam ao mundo do trabalho. O objeto de estudo é o Grêmio estudantil 28 de Março, do Campus Aracaju, do Instituto Federal de Sergipe, e seu papel dentro da Instituição e seus sujeitos, os estudantes gremistas que passaram por ele. Para o alcance dos objetivos propostos, a pesquisa adotará como instrumentos para coleta de dados: questionários e a pesquisa participante com os estudantes das últimas gestões (Gestão Plural 2019/2020) e Gestão Lute (2021/2022); seguida da análise/interpretação de dados por meio da abordagem qualitativa, mediante as técnicas da análise de conteúdo; análise documental e bibliográfica numa perspectiva teórica e metodológica assumidamente pela Educação Popular. Mergulhando numa pesquisa-participante, visando à obtenção de um produto educacional; a produção fílmica sobre a vivência desses/as estudantes gremistas que atuam ou atuaram por gestões de organizações estudantis dentro do Grêmio 28 de Março. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 41,2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | MP4 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento estudantil secundarista. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Agremiações | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços nãoformais de educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação crítico-cidadã e democrático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mundo do trabalho | pt_BR |
Título: dc.title | Edson Luís, Presente! | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica –PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Edson Luís, PRESENTE!.mp4 | 879,77 MB | MP4 | /bitstream/capes/717476/2/Edson Luís, PRESENTE!.mp4Download |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons