Arquivo: Edson Luís, PRESENTE!.mp4

Edson Luís, Presente!

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorde almeida aguiar silva, Juliana-
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento de Almeida, Ronise-
Autor(es): dc.contributor.authorFranco de Azevedo, José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-17T12:32:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-17T12:32:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherEdson Luís, Presentept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717476-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação se insere nas discussões acerca da formação do movimento estudantil secundarista (as agremiações) como espaços não-formais de educação na e os reflexos no mundo do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Articulando-se, tem como objetivo principal “compreender de que forma as agremiações, como espaço não formal de educação, funciona na construção/contribuição desses\as estudantes para a formação omnilateral, politécnica e integral dentro de EPT; e assim, como reflete para a sociedade e o mundo do trabalho uma atuação crítica-cidadã e democrática”. Para isso, a pesquisa enfoca os espaços não formais de educação, que funcionam como um locus de formação política, associando-se aos fundamentos omnilateral, politécnia e integral. Com isso, faz-se necessário entender o papel dos grêmios estudantis dentro das escolas e os impactos nesses estudantes na passagem pelo grêmio quando chegam ao mundo do trabalho. O objeto de estudo é o Grêmio estudantil 28 de Março, do Campus Aracaju, do Instituto Federal de Sergipe, e seu papel dentro da Instituição e seus sujeitos, os estudantes gremistas que passaram por ele. Para o alcance dos objetivos propostos, a pesquisa adotará como instrumentos para coleta de dados: questionários e a pesquisa participante com os estudantes das últimas gestões (Gestão Plural 2019/2020) e Gestão Lute (2021/2022); seguida da análise/interpretação de dados por meio da abordagem qualitativa, mediante as técnicas da análise de conteúdo; análise documental e bibliográfica numa perspectiva teórica e metodológica assumidamente pela Educação Popular. Mergulhando numa pesquisa-participante, visando à obtenção de um produto educacional; a produção fílmica sobre a vivência desses/as estudantes gremistas que atuam ou atuaram por gestões de organizações estudantis dentro do Grêmio 28 de Março.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent41,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeMP4pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectMovimento estudantil secundarista.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAgremiaçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços nãoformais de educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação crítico-cidadã e democráticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMundo do trabalhopt_BR
Título: dc.titleEdson Luís, Presente!pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica –PROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADApt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons