Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Boa Sorte, Nórbia Ribeiro da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-16T18:14:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-16T18:14:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação e Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717472 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo propor formas de abordagem didático-pedagógicas sobre pandemias e temporalidade histórica em salas de aula do Ensino Fundamental. O fenômeno atual, de difusão da pandemia de Covid-19, serve de pano de fundo para a reflexão sobre outras doenças pandêmicas que ocorreram na história ocidental, como a peste bubônica (séculos XIV-XVIII), o cólera-morbo (século XIX) e a Gripe Espanhola (1918-1920). O estudo das pandemias visa a fornecer elementos para que os estudantes possam apreender as mudanças e permanências na história das doenças, lidar com as representações do medo em cada tempo histórico, avaliar os impactos dos movimentos negacionistas e antivacina, entre outras informações. O referencial teórico-metodológico da pesquisa está assentado nos conceitos de Temporalidade Histórica, na perspectiva presente/passado, de acordo com Jörn Rüsen; nas três durações do tempo, de Fernand Braudel; como também no campo da Educação Histórica, compreendido nos conceitos de empatia de Peter Lee, e de consciência e narrativa histórica, de Jörn Rüsen. Como resultado final será apresentada uma sequência didática para orientação aos professores sobre as possibilidades de abordagens da história das doenças em salas de aula do Ensino Fundamental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.640 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Produção e difusão de narrativas históricas. Temporalidade histórica. Doenças e epidemias. Covid-19. | pt_BR |
Título: dc.title | Da Covid-19 à Peste Bubônica: Pandemias, Temporalidade e Ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons