Orientações para Produção de Tirinhas: Uma Proposta Didática para a Educação Financeira Escolar à luz da História da Matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Gabriela de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Cristiane Coppe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-16T14:03:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-16T14:03:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Gabriela de Souza Ferreirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717466-
Resumo: dc.description.abstractEste material é resultado da pesquisa realizada na dissertação de mestrado da primeira autora, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. O título do trabalho é “Educação Financeira Escolar e Produção de quadrinhos: uma Proposta Didática à luz da História da Matemática”. O objetivo é apresentar algumas possibilidades metodológicas para uma proposta didática de Educação Financeira na Educação Básica. São usadas como ferramentas de estudo os conhecimentos e práticas da História da Matemática no ensino de Matemática e são propostas a criação de tirinhas pelos estudantes. A Proposta Didática sugerida nesse produto educacional é composta por uma sequência de quatro momentos, com foco nos conteúdos de porcentagem (acréscimo e decréscimo), juros simples e juros compostos. São abordados principalmente os temas financeiros relacionados à inflação, taxa Selic, compras, investimentos e financiamentos, com objetivo de auxiliar os estudantes a fazer decisões financeiras mais assertivas e inteligentes, sendo críticos com as opções que lhes são oferecidas. Os Momentos foram elaborados com base em situações reais e atuais. A Proposta Didática foi executada com estudantes de uma escola estadual na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, em um contexto simultâneo de ensino remoto e presencial, durante a pandemia do COVID-19, em setembro de 2021.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,21 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação financeirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthistórias em quadrinhospt_BR
Título: dc.titleOrientações para Produção de Tirinhas: Uma Proposta Didática para a Educação Financeira Escolar à luz da História da Matemáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons