Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Gabriela de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Cristiane Coppe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-16T14:03:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-16T14:03:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Gabriela de Souza Ferreira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717466 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material é resultado da pesquisa realizada na dissertação de mestrado da primeira autora, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. O título do trabalho é “Educação Financeira Escolar e Produção de quadrinhos: uma Proposta Didática à luz da História da Matemática”. O objetivo é apresentar algumas possibilidades metodológicas para uma proposta didática de Educação Financeira na Educação Básica. São usadas como ferramentas de estudo os conhecimentos e práticas da História da Matemática no ensino de Matemática e são propostas a criação de tirinhas pelos estudantes. A Proposta Didática sugerida nesse produto educacional é composta por uma sequência de quatro momentos, com foco nos conteúdos de porcentagem (acréscimo e decréscimo), juros simples e juros compostos. São abordados principalmente os temas financeiros relacionados à inflação, taxa Selic, compras, investimentos e financiamentos, com objetivo de auxiliar os estudantes a fazer decisões financeiras mais assertivas e inteligentes, sendo críticos com as opções que lhes são oferecidas. Os Momentos foram elaborados com base em situações reais e atuais. A Proposta Didática foi executada com estudantes de uma escola estadual na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, em um contexto simultâneo de ensino remoto e presencial, durante a pandemia do COVID-19, em setembro de 2021. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,21 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação financeira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História da Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | histórias em quadrinhos | pt_BR |
Título: dc.title | Orientações para Produção de Tirinhas: Uma Proposta Didática para a Educação Financeira Escolar à luz da História da Matemática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Gabriela de Souza Ferreira.pdf | Produto Educacional - Gabriela de Souza Ferreira | 4,32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717466/2/Produto Educacional - Gabriela de Souza Ferreira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons