Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rego, Amanda Karla Correa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira, Rafael Saddi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-16T12:47:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-16T12:47:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Professores de história e suas experiências de ensino em meio à pandemia de covid-19 em Goiânia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717461 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa apresentada nesta dissertação tem como objetivo geral compreender, por meio de entrevistas online, de caráter qualitativo, guiadas por roteiro semiestruturado, as experiências de professores de história, de duas escolas, uma de âmbito federal e outra de âmbito estadual, localizadas no município de Goiânia, suas condições de trabalho e suas estratégias de ensino durante a pandemia de covid-19, no ano de 2020. Também será feita a análise de dados normativos, como resoluções e decretos para o entendimento de como foram estruturados os planos de enfrentamento e as orientações e suporte para a introdução do ensino remoto diante da paralisação das aulas. Foram utilizados conhecimentos da didática da história, para se refletir não só sobre questões ligadas ao ensino de história, mas também sobre o caráter contingente da pandemia na formação da consciência histórica dos sujeitos da pesquisa. A parte propositiva envolve a criação de uma página da área de história, dentro do site do Laboratório Virtual das Licenciaturas, da Universidade Federal de Goiás, com o objetivo de fornecer o acesso, sobretudo dos professores e professoras do ensino básico, a diferentes tipos de materiais didáticos de história. Os primeiros materiais que analisamos, organizamos e disponibilizamos no site foram produzidos durante a Pandemia de covid-19, na modalidade ERE (Ensino Remoto Emergencial), e estabelecem relações entre experiências do passado (Peste Negra e Revolta da Vacina) com a realidade pandêmica atual e perspectivas futuras. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.760kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história; saberes e práticas no espaço escolar; escola, currículo e ensino de história; professores de história; pandemia de covid-19; consciência histórica, estratégias de ensino | pt_BR |
Título: dc.title | Professores de história e suas experiências de ensino em meio à pandemia de covid-19 em Goiânia - GO (2020) | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons