Professores de história e suas experiências de ensino em meio à pandemia de covid-19 em Goiânia - GO (2020)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRego, Amanda Karla Correa-
Autor(es): dc.contributor.authorTeixeira, Rafael Saddi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-16T12:47:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-16T12:47:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-
identificador: dc.identifier.otherProfessores de história e suas experiências de ensino em meio à pandemia de covid-19 em Goiâniapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717461-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa apresentada nesta dissertação tem como objetivo geral compreender, por meio de entrevistas online, de caráter qualitativo, guiadas por roteiro semiestruturado, as experiências de professores de história, de duas escolas, uma de âmbito federal e outra de âmbito estadual, localizadas no município de Goiânia, suas condições de trabalho e suas estratégias de ensino durante a pandemia de covid-19, no ano de 2020. Também será feita a análise de dados normativos, como resoluções e decretos para o entendimento de como foram estruturados os planos de enfrentamento e as orientações e suporte para a introdução do ensino remoto diante da paralisação das aulas. Foram utilizados conhecimentos da didática da história, para se refletir não só sobre questões ligadas ao ensino de história, mas também sobre o caráter contingente da pandemia na formação da consciência histórica dos sujeitos da pesquisa. A parte propositiva envolve a criação de uma página da área de história, dentro do site do Laboratório Virtual das Licenciaturas, da Universidade Federal de Goiás, com o objetivo de fornecer o acesso, sobretudo dos professores e professoras do ensino básico, a diferentes tipos de materiais didáticos de história. Os primeiros materiais que analisamos, organizamos e disponibilizamos no site foram produzidos durante a Pandemia de covid-19, na modalidade ERE (Ensino Remoto Emergencial), e estabelecem relações entre experiências do passado (Peste Negra e Revolta da Vacina) com a realidade pandêmica atual e perspectivas futuras.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.760kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de história; saberes e práticas no espaço escolar; escola, currículo e ensino de história; professores de história; pandemia de covid-19; consciência histórica, estratégias de ensinopt_BR
Título: dc.titleProfessores de história e suas experiências de ensino em meio à pandemia de covid-19 em Goiânia - GO (2020)pt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons