Sequência didática de matemática básica: para estudantes da EJA em um ambiente virtual de aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFSulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Vasco Ricardo Aquino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-16T11:25:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-16T11:25:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherebook_Vascopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717453-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa procurou analisar aspectos importantes no ensino da Matemática para estudantes da modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA – do curso Técnico em Eletrotécnica do Instituto Federal Sul-rio-grandense campus Sapiranga, pensando nas suas dificuldades e possibilidades, buscando inclusão digital e procurando trazer um conteúdo de Matemática mais prático, mais significativo, aplicado ao cotidiano do aluno e também servindo como um instrumento colaborativo com as disciplinas técnicas. Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem de natureza qualitativa, com o uso da técnica de revisão bibliográfica e pesquisa-ação para verificação e análise da proposta apresentada. A coleta de dados foi feita através de entrevistas, questionários e análise documental com estudo e análise sobre a legislação, proposta pedagógica curricular e o programa das disciplinas técnicas. Para isso, foi estabelecido como objetivo geral investigar como uma proposta educativa, envolvendo uma sequência didática direcionada ao ensino de Matemática básica, com apoio de tecnologias digitais online, pode proporcionar recursos didáticos que auxiliem nos processos de ensino e aprendizagem de estudantes da modalidade EJA. Dessa forma, foram tecidas algumas reflexões sobre o desenvolvimento de inclusão digital a partir do uso da plataforma Moodle como um mecanismo de aproximação que promove o estar junto de forma virtual. Com isso, estimou-se avaliar o potencial da proposta como uma abordagem educativa que visa à autonomia do estudante em relação ao estudo da Matemática apoiada por uma plataforma online. Através de um produto educacional, uma sequência didática, que visou auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos básicos de Matemática, mas que são fundamentais nas disciplinas técnicas, esta pesquisa busca proporcionar o desenvolvimento de um aluno crítico, reflexivo e atuante no processo de ensino e aprendizagem. Também procura trazer algumas contribuições do referencial teórico proposto durante o Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, procurando estabelecer conexões e convergências com o tema e o produto educacional. O trabalho tem sustentação na teoria dialógica proposta por Paulo Freire, Libâneo, Zabala, entre outros.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent20,1Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleSequência didática de matemática básica: para estudantes da EJA em um ambiente virtual de aprendizagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons