Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFSul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Vasco Ricardo Aquino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-16T11:25:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-16T11:25:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | ebook_Vasco | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717453 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa procurou analisar aspectos importantes no ensino da Matemática para estudantes da modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA – do curso Técnico em Eletrotécnica do Instituto Federal Sul-rio-grandense campus Sapiranga, pensando nas suas dificuldades e possibilidades, buscando inclusão digital e procurando trazer um conteúdo de Matemática mais prático, mais significativo, aplicado ao cotidiano do aluno e também servindo como um instrumento colaborativo com as disciplinas técnicas. Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem de natureza qualitativa, com o uso da técnica de revisão bibliográfica e pesquisa-ação para verificação e análise da proposta apresentada. A coleta de dados foi feita através de entrevistas, questionários e análise documental com estudo e análise sobre a legislação, proposta pedagógica curricular e o programa das disciplinas técnicas. Para isso, foi estabelecido como objetivo geral investigar como uma proposta educativa, envolvendo uma sequência didática direcionada ao ensino de Matemática básica, com apoio de tecnologias digitais online, pode proporcionar recursos didáticos que auxiliem nos processos de ensino e aprendizagem de estudantes da modalidade EJA. Dessa forma, foram tecidas algumas reflexões sobre o desenvolvimento de inclusão digital a partir do uso da plataforma Moodle como um mecanismo de aproximação que promove o estar junto de forma virtual. Com isso, estimou-se avaliar o potencial da proposta como uma abordagem educativa que visa à autonomia do estudante em relação ao estudo da Matemática apoiada por uma plataforma online. Através de um produto educacional, uma sequência didática, que visou auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos básicos de Matemática, mas que são fundamentais nas disciplinas técnicas, esta pesquisa busca proporcionar o desenvolvimento de um aluno crítico, reflexivo e atuante no processo de ensino e aprendizagem. Também procura trazer algumas contribuições do referencial teórico proposto durante o Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, procurando estabelecer conexões e convergências com o tema e o produto educacional. O trabalho tem sustentação na teoria dialógica proposta por Paulo Freire, Libâneo, Zabala, entre outros. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 20,1Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática de matemática básica: para estudantes da EJA em um ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
_E-book_FINAL VASCO FINAL (1).pdf | 19.58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717453/2/_E-book_FINAL VASCO FINAL (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons