Caminhos da Educação: Concepções e Desdobramentos - Volume 2

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtual-
Autor(es): dc.contributor.authorCavalheiro, Claudionor Nunes-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Laise Katiane Alencar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-15T14:16:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-15T14:16:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-15-
identificador: dc.identifier.otherCaminhos da Educação Concepções e Desdobramentos - Volume 2-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717446-
Resumo: dc.description.abstractCaminhos da Educação: Concepções e Desdobramentos - Volume 2 possui como perspectiva dar continuidade à coletânea de artigos relacionados aos desafios e possibilidades da docência na contemporaneidade, ao passo que os artigos apresentados retratam uma gama de alternativas educacionais vivenciadas pelos autores e autoras nos diversos níveis de ensino. O livro discorre acerca de considerações sobre o Projeto Integrador desenvolvido no IFBA/Campus Simões Filho, o qual enfatiza a importância das discussões no que se conjectura o campo das relações étnico-raciais no ambiente escolar para a ampliação de saberes e estímulos relacionados à reflexão crítica e a autoestima. Salienta-se também as projeções de um caminho diferente da interculturalidade na escola, incluindo a identidade docente e o currículo escolar, estudo esse baseado em uma escola de Ensino fundamental. Corrobora-se, por conseguinte, a relevância que a disciplina Educação Física Escolar angaria nas instituições escolares no que se frisa as contribuições do corpo, enquanto sujeito que necessita desvincular-se do mundo eurocêntrico, corpos estes que por muitas vezes são rechaçados e subalternizados. Ainda nessa consonância, fomenta-se em pesquisas sobre as TIC´s (Tecnologias de Informação e Comunicação) e metodologias ativas, desencadeando análises das formas de inserir tais ferramentas nos âmbitos educacionais, a qual menciona a origem e evolução dos computadores, bem como elenca algumas. Ao longo da coletânea ressalta-se também o trabalho promovido por docentes que atuam na sala de recursos multifuncionais em educação especial, com o intuito de inclusão escolar. Nessa mesma vertente de includente, destaca-se a investigação que elenca os aspectos linguísticos da LIBRAS e adversidades encontradas pelos surdos na aquisição da língua escrita, tendo como objetivo, a compreensão do universo da cultura surda, suas particularidades e desafios na sociedade. Descreve-se ainda, outro estudo que tece uma análise bibliográfica sobre a mobilização de aprendizagens acarretadas com os recursos lúdicos no desenvolvimento de indivíduos na faixa etária de alfabetização infantil e que possuem dislexia. E por fim infere-se um trabalho executado em Moçambique sobre as práticas coercitivas e seus impactos na educação primária. Os capítulos apresentados têm amplitude na área da Educação e contemplam assuntos dos mais variados temas, abrindo um leque de oportunidades aos leitores que visam subsídios para uma educação conectada com os problemas atuais e pertinentes, contudo, que despertam discussões cada vez mais amplas na melhoria dos processos educacionais.-
Tamanho: dc.format.extent2485-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes-
Palavras-chave: dc.subjectDesafios Atuais-
Título: dc.titleCaminhos da Educação: Concepções e Desdobramentos - Volume 2-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons