Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cavalheiro, Claudionor Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Laise Katiane Alencar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-15T14:16:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-15T14:16:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Caminhos da Educação Concepções e Desdobramentos - Volume 2 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717446 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Caminhos da Educação: Concepções e Desdobramentos - Volume 2 possui como perspectiva dar continuidade à coletânea de artigos relacionados aos desafios e possibilidades da docência na contemporaneidade, ao passo que os artigos apresentados retratam uma gama de alternativas educacionais vivenciadas pelos autores e autoras nos diversos níveis de ensino. O livro discorre acerca de considerações sobre o Projeto Integrador desenvolvido no IFBA/Campus Simões Filho, o qual enfatiza a importância das discussões no que se conjectura o campo das relações étnico-raciais no ambiente escolar para a ampliação de saberes e estímulos relacionados à reflexão crítica e a autoestima. Salienta-se também as projeções de um caminho diferente da interculturalidade na escola, incluindo a identidade docente e o currículo escolar, estudo esse baseado em uma escola de Ensino fundamental. Corrobora-se, por conseguinte, a relevância que a disciplina Educação Física Escolar angaria nas instituições escolares no que se frisa as contribuições do corpo, enquanto sujeito que necessita desvincular-se do mundo eurocêntrico, corpos estes que por muitas vezes são rechaçados e subalternizados. Ainda nessa consonância, fomenta-se em pesquisas sobre as TIC´s (Tecnologias de Informação e Comunicação) e metodologias ativas, desencadeando análises das formas de inserir tais ferramentas nos âmbitos educacionais, a qual menciona a origem e evolução dos computadores, bem como elenca algumas. Ao longo da coletânea ressalta-se também o trabalho promovido por docentes que atuam na sala de recursos multifuncionais em educação especial, com o intuito de inclusão escolar. Nessa mesma vertente de includente, destaca-se a investigação que elenca os aspectos linguísticos da LIBRAS e adversidades encontradas pelos surdos na aquisição da língua escrita, tendo como objetivo, a compreensão do universo da cultura surda, suas particularidades e desafios na sociedade. Descreve-se ainda, outro estudo que tece uma análise bibliográfica sobre a mobilização de aprendizagens acarretadas com os recursos lúdicos no desenvolvimento de indivíduos na faixa etária de alfabetização infantil e que possuem dislexia. E por fim infere-se um trabalho executado em Moçambique sobre as práticas coercitivas e seus impactos na educação primária. Os capítulos apresentados têm amplitude na área da Educação e contemplam assuntos dos mais variados temas, abrindo um leque de oportunidades aos leitores que visam subsídios para uma educação conectada com os problemas atuais e pertinentes, contudo, que despertam discussões cada vez mais amplas na melhoria dos processos educacionais. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2485 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desafios Atuais | - |
Título: dc.title | Caminhos da Educação: Concepções e Desdobramentos - Volume 2 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Caminhos da Educação Concepções e Desdobramentos - Volume 2.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717446/4/Caminhos da Educação Concepções e Desdobramentos - Volume 2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons