Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Real Conhecer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cavalcanti Júnior, Ailson Tenório | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-14T23:49:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-14T23:49:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Alfabetização e Letramento Tensões | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717445 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse livro é oriundo de uma pesquisa de mestrado do autor Ailson Tenório Cavalcanti Júnior, egresso do Metrado em Ciências da Educação da Universidad Desarrollo Sustentable. O autor analisa as tensões enfrentadas pelos professores e familiares acerca dos conceitos de alfabetização e letramento no que diz respeito às controvérsias dos mesmos. Neste sentido, ele faz uma abordagem sobre conceitos de alfabetização e letramento, destacando nesse contexto, uma visão política da alfabetização no Brasil segundo a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Além disso, discute sobre a alfabetização e letramento dentro do processo ensino-aprendizagem, currículo e alfabetização, bem como as competências de alfabetização, materiais didáticos no ciclo da alfabetização, leitura e escrita, a aprendizagem da escrita, as práticas sociais da leitura como alicerce para a aprendizagem, alfabetização e letramento na sala de aula, o papel do professor frente à alfabetização e letramento, a importância do estímulo no desenvolvimento da criança, o papel do professor frente às atividades de alfabetização e letramento, o papel da família na alfabetização e no letramento e a contribuição da família na formação do educando. Foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem mista, na qual foi realizada a partir de uma entrevista com onze professoras, além disso, contou com um questionário adaptado e validado a cem pais/responsáveis da escola. A análise dos dados quantitativos foi realizada no banco de dados EPI INFO, versão 3.5.4 que foi exportado para o software SPSS, versão 18; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela análise de discurso através das formações discursivas. Portanto, o autor nos convida a compreender melhor sobre esse assunto, para tanto, enfatiza que é através do domínio da leitura e escrita que o sujeito terá mais facilidade para aprender os diversos componentes curriculares, pois a base é de fato leitura e escrita. Com isso, percebe-se a importância de uma melhor compreensão do que de fato é e para que sirva a alfabetização e o letramento na trajetória escolar. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2371 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização e Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tensões | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores e Familiares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conceitos e Metodologia | - |
Título: dc.title | Alfabetização e Letramento: Tensões Enfrentadas pelos Professores e Familiares acerca dos Conceitos e da Metodologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Alfabetização e Letramento Tensões.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717445/4/Alfabetização e Letramento Tensões.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons