Alfabetização e Letramento: Tensões Enfrentadas pelos Professores e Familiares acerca dos Conceitos e da Metodologia

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Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecer-
Autor(es): dc.contributor.authorCavalcanti Júnior, Ailson Tenório-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-14T23:49:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-14T23:49:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-14-
identificador: dc.identifier.otherAlfabetização e Letramento Tensões-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717445-
Resumo: dc.description.abstractEsse livro é oriundo de uma pesquisa de mestrado do autor Ailson Tenório Cavalcanti Júnior, egresso do Metrado em Ciências da Educação da Universidad Desarrollo Sustentable. O autor analisa as tensões enfrentadas pelos professores e familiares acerca dos conceitos de alfabetização e letramento no que diz respeito às controvérsias dos mesmos. Neste sentido, ele faz uma abordagem sobre conceitos de alfabetização e letramento, destacando nesse contexto, uma visão política da alfabetização no Brasil segundo a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Além disso, discute sobre a alfabetização e letramento dentro do processo ensino-aprendizagem, currículo e alfabetização, bem como as competências de alfabetização, materiais didáticos no ciclo da alfabetização, leitura e escrita, a aprendizagem da escrita, as práticas sociais da leitura como alicerce para a aprendizagem, alfabetização e letramento na sala de aula, o papel do professor frente à alfabetização e letramento, a importância do estímulo no desenvolvimento da criança, o papel do professor frente às atividades de alfabetização e letramento, o papel da família na alfabetização e no letramento e a contribuição da família na formação do educando. Foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem mista, na qual foi realizada a partir de uma entrevista com onze professoras, além disso, contou com um questionário adaptado e validado a cem pais/responsáveis da escola. A análise dos dados quantitativos foi realizada no banco de dados EPI INFO, versão 3.5.4 que foi exportado para o software SPSS, versão 18; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela análise de discurso através das formações discursivas. Portanto, o autor nos convida a compreender melhor sobre esse assunto, para tanto, enfatiza que é através do domínio da leitura e escrita que o sujeito terá mais facilidade para aprender os diversos componentes curriculares, pois a base é de fato leitura e escrita. Com isso, percebe-se a importância de uma melhor compreensão do que de fato é e para que sirva a alfabetização e o letramento na trajetória escolar.-
Tamanho: dc.format.extent2371-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização e Letramento-
Palavras-chave: dc.subjectTensões-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e Familiares-
Palavras-chave: dc.subjectConceitos e Metodologia-
Título: dc.titleAlfabetização e Letramento: Tensões Enfrentadas pelos Professores e Familiares acerca dos Conceitos e da Metodologia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
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