Práticas pedagógicas que dão voz ao protagonismo estudantil: ressignificando o processo de ensino-aprendizagem em História nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) em uma escola de Uberlândia/MG

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMendonça, Núbia. Tortelli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-13T23:03:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-13T23:03:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherPráticas pedagógicas que dão voz ao protagonismo estudantil: ressignificando o processo de ensino-aprendizagem em História nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) em uma escola de Uberlândia/MGpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717443-
Resumo: dc.description.abstractCom o intuito de criar possibilidades de novas práticas pedagógicas para o Ensino de História, essa pesquisa pretende refletir sobre o que seria necessário para a elaboração de aulas em que os estudantes se tornem agentes ativos/protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, buscando compreender como isso pode auxiliar na aprendizagem histórica. Nossa hipótese principal é a de que o Ensino de História, para além do conteúdo programático da disciplina, pode se transformar em instrumento para alavancar o protagonismo estudantil, sobretudo nos anos finais do Ensino Fundamental. Ao serem mobilizados a participar ativamente de “acordos coletivos”, autoavaliações, reflexões sobre as metodologias adotadas, cria-se um ambiente no qual os estudantes aprendem melhor os conteúdos em História e se tornam responsáveis pelo conhecimento, como também permite que o(a) professor(a) atinja seus objetivos com a disciplina mais facilmente. O desenvolvimento da pesquisa se dá através da revisão bibliográfica, exposição e análise de experiências didáticas já vivenciadas. Ao investigar as pesquisas que se aproximam do tema, foi possível perceber como é importante o Ensino de História ter um sentido prático, mas também afetivo, para os estudantes. Assim, trabalhamos na perspectiva de que é necessário a criação de espaços que promovam a participação ativa dos estudantes nas aulas de História, para gerar maior envolvimento/interesse deles pela disciplina, para tornar possível a construção de um conhecimento histórico crítico.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismo estudantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAfetividadept_BR
Título: dc.titlePráticas pedagógicas que dão voz ao protagonismo estudantil: ressignificando o processo de ensino-aprendizagem em História nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) em uma escola de Uberlândia/MGpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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