Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendonça, Núbia. Tortelli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-13T23:03:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-13T23:03:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Práticas pedagógicas que dão voz ao protagonismo estudantil: ressignificando o processo de ensino-aprendizagem em História nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) em uma escola de Uberlândia/MG | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717443 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com o intuito de criar possibilidades de novas práticas pedagógicas para o Ensino de História, essa pesquisa pretende refletir sobre o que seria necessário para a elaboração de aulas em que os estudantes se tornem agentes ativos/protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, buscando compreender como isso pode auxiliar na aprendizagem histórica. Nossa hipótese principal é a de que o Ensino de História, para além do conteúdo programático da disciplina, pode se transformar em instrumento para alavancar o protagonismo estudantil, sobretudo nos anos finais do Ensino Fundamental. Ao serem mobilizados a participar ativamente de “acordos coletivos”, autoavaliações, reflexões sobre as metodologias adotadas, cria-se um ambiente no qual os estudantes aprendem melhor os conteúdos em História e se tornam responsáveis pelo conhecimento, como também permite que o(a) professor(a) atinja seus objetivos com a disciplina mais facilmente. O desenvolvimento da pesquisa se dá através da revisão bibliográfica, exposição e análise de experiências didáticas já vivenciadas. Ao investigar as pesquisas que se aproximam do tema, foi possível perceber como é importante o Ensino de História ter um sentido prático, mas também afetivo, para os estudantes. Assim, trabalhamos na perspectiva de que é necessário a criação de espaços que promovam a participação ativa dos estudantes nas aulas de História, para gerar maior envolvimento/interesse deles pela disciplina, para tornar possível a construção de um conhecimento histórico crítico. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo estudantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Afetividade | pt_BR |
Título: dc.title | Práticas pedagógicas que dão voz ao protagonismo estudantil: ressignificando o processo de ensino-aprendizagem em História nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) em uma escola de Uberlândia/MG | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons