Formação Continuada Com Enfoque Colaborativo: Planejamento de Ensino para a Educação Profissional e Tecnológica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTobbin Pereira, Simone Lorena-
Autor(es): dc.contributor.authorZarate Sanavria, Claudio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-12T00:16:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-12T00:16:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-17-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Simone Lorena Tobbin Pereirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717381-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional, fruto de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), inserida na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e no Macroprojeto 1 – Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT – compreende uma formação continuada online sobre o planejamento de ensino na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo a colaboração enquanto prática educativa preconizada no bojo de seu desenvolvimento. O público-alvo consiste em docentes das disciplinas da base geral e disciplinas específicas dos cursos técnicos integrados e/ou subsequentes ao ensino médio, coordenadores de cursos e pedagogos, atuantes na EPT. A formação continuada prevê carga horária de 40 (quarenta) horas e está organizada em 5 (cinco) momentos assíncronos e 6 (seis) encontros síncronos, abrangendo como ementa: a) Panorama histórico da Educação Profissional e Tecnológica em âmbito nacional e rede estadual do Paraná; b) Legislação para a Educação Profissional e Tecnológica: dos princípios à prática de um currículo que possibilite a formação integral do estudante da EPT; c) Pedagogia Histórico-Crítica: aproximações teórico-práticas em EPT; d) O planejamento de ensino em um sentido geral e no contexto da EPT; e) O planejamento de ensino em EPT na perspectiva didática da Pedagogia Histórico-Crítica; f) Elaboração por meio de grupos colaborativos de proposta de planejamento de ensino fundamentado na Pedagogia Histórico-Critica e nos princípios da EPT.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectproduto educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcolaboraçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpedagogia histórico-críticapt_BR
Título: dc.titleFormação Continuada Com Enfoque Colaborativo: Planejamento de Ensino para a Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons