Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Tobbin Pereira, Simone Lorena | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Zarate Sanavria, Claudio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-12T00:16:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-12T00:16:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Simone Lorena Tobbin Pereira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717381 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional, fruto de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), inserida na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e no Macroprojeto 1 – Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT – compreende uma formação continuada online sobre o planejamento de ensino na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo a colaboração enquanto prática educativa preconizada no bojo de seu desenvolvimento. O público-alvo consiste em docentes das disciplinas da base geral e disciplinas específicas dos cursos técnicos integrados e/ou subsequentes ao ensino médio, coordenadores de cursos e pedagogos, atuantes na EPT. A formação continuada prevê carga horária de 40 (quarenta) horas e está organizada em 5 (cinco) momentos assíncronos e 6 (seis) encontros síncronos, abrangendo como ementa: a) Panorama histórico da Educação Profissional e Tecnológica em âmbito nacional e rede estadual do Paraná; b) Legislação para a Educação Profissional e Tecnológica: dos princípios à prática de um currículo que possibilite a formação integral do estudante da EPT; c) Pedagogia Histórico-Crítica: aproximações teórico-práticas em EPT; d) O planejamento de ensino em um sentido geral e no contexto da EPT; e) O planejamento de ensino em EPT na perspectiva didática da Pedagogia Histórico-Crítica; f) Elaboração por meio de grupos colaborativos de proposta de planejamento de ensino fundamentado na Pedagogia Histórico-Critica e nos princípios da EPT. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | produto educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | colaboração | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
Título: dc.title | Formação Continuada Com Enfoque Colaborativo: Planejamento de Ensino para a Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Simone Lorena Tobbin Pereira.pdf | 5,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717381/2/Produto Educacional - Simone Lorena Tobbin Pereira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons