As margens no centro: podcast Trajetórias Periféricas, Memórias Contra-Hegemônicas

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAfonso, Pablo Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-11-12T00:06:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-11-12T00:06:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherAs margens no centro: podcast Trajetórias Periféricas, Memórias Contra-Hegemônicaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717380-
Resumo: dc.description.abstractEste é um trabalho dedicado ao ensino de história, às trajetórias periféricas e às memórias contra-hegemônicas de indivíduos pertencentes a grupos sociais historicamente marginalizados e invisibilizados, como negros, mulheres, homossexuais e indígenas. Com a utilização de ferramentas como a memória, a história oral, a biografia, o pensamento decolonial e os estudos sobre periferias urbanas, utilizando-as para pensar o ensino de história, este projeto elaborou um podcast que ouviu narrativas de sete indivíduos pertencentes aos grupos sociais mencionados acima. Um primeiro objetivo foi difundir essas histórias nas mídias sociais através das plataformas de áudio e um segundo objetivo foi levar essas vozes para a sala de aula através da aplicação de um projeto que trabalhou com estudantes do ensino básico essas trajetórias de vida entrevistadas no podcast. Sendo assim, acreditamos que o leitor e/ou ouvinte do podcast poderá refletir acerca das trajetórias de vidas periféricas e dos pensamentos contra-hegemônicos suscitados pelos diálogos estabelecidos ao longo das entrevistas e presentes neste texto. Contribuir para colocar as margens no centro, esse é o principal objetivo deste projeto, valorizando as periferias e os pensamentos que de lá ecoam, em toda sua potência e significado, mostrando que esses indivíduos não só resistem, mas reexistem e ressignificam existências e espaços. Além de levar para as escolas suas histórias, uma história outra, para contrapor a história moderna/colonial eurocentrada. Por fim, buscamos contribuir para a reflexão sobre um ensino de história que trate com a dimensão de protagonistas esses grupos e indivíduos que durante séculos foram invisibilizados e marginalizados pela sociedade e pela história. Dessa forma, esta dissertação é um convite à reflexão sobre a potência de um ensino de história com o protagonismo das classes populares periféricas e do pensamento contra-hegemônico progressista para que possamos cada vez mais levar as margens para o centro do debate político-pedagógico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.300 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução e difusão de narrativas históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura visual, mídias e linguagenspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrajetórias periféricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemórias contra-hegemônicaspt_BR
Título: dc.titleAs margens no centro: podcast Trajetórias Periféricas, Memórias Contra-Hegemônicaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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