Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Coelho, Bruno do Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-11-11T23:54:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-11-11T23:54:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ressignificando identidades: presença nordestina em Irajá e seu entorno - história local e ensino de história | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717359 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho é a proposta de uma sequência didática a ser realizada com alunos do 9º ano do ensino fundamental em uma escola no Irajá, subúrbio carioca, sobre a migração nordestina para o Sudeste e a grande presença de nordestinos e descendentes na região. O objetivo é buscar nesses alunos, muitos deles ou nordestinos ou descendentes destes, uma visão positiva da migração nordestina para a região com o objetivo de servir como um reforço positivo a essa identidade nordestina, muitas vezes apagada ou vítimas de discriminação. Outro objetivo é a utilização de elementos da história local, do cotidiano dos alunos e do entorno onde vivem como formas de compreender o processo de “produção” da história como disciplina, ou seja, compreender o “fazer história” através de elementos da história local. A importância deste trabalho está relacionada ao fato da escola atender grande população de origem nordestina, nascidos e imigrantes, desta forma procuramos trazer a esta população conhecimento sobre sua história e sobre os contextos que levaram estas pessoas a viverem na região. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.927 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História loca | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Identidades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Migração nordestina | pt_BR |
Título: dc.title | Ressignificando identidades: presença nordestina em Irajá e seu entorno - história local e ensino de história | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
BRUNO DO NASCIMENTO COELHO_PROFHISTORIA UERJ.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717359/2/BRUNO DO NASCIMENTO COELHO_PROFHISTORIA UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons