Arquivo: VOZES À MARGEM DO BRASIL.mp4

Vozes à margem do Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFSP - Câmpus Sertãozinho-
Autor(es): dc.contributor.authorLITCANOV, JACQUELINE PRISCILA-
Autor(es): dc.contributor.authorDUARTE FILHO, NEMESIO FREITAS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-10-24T17:03:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-10-24T17:03:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-01-
identificador: dc.identifier.otherVOZES À MARGEM DO BRASIL-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717217-
Resumo: dc.description.abstractPor meio do acesso à instituição escolar e garantias de permanência e êxito, compreendendo a Educação enquanto direito social base para a efetivação de outros direitos, faz-se possível ter vistas para uma cidadania democrática e justiça social. Entretanto, 52,6% das pessoas acima de 25 anos de idade não chegaram a concluir o Ensino Médio, evidenciando manifesto não acesso à Educação Básica por parte desta parcela da população. No ano de 2006, alterações no Decreto nº 5840 transformam o Proeja no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, uma possibilidade importante de Educação ao Longo da Vida de nível médio nos moldes da omnilateralidade, oferecida pelos Institutos Federais. Todavia, os números de ingressos no Programa são relativamente baixos mediante a demanda a quem se destina. Diante o exposto, esta Pesquisa Social de inspiração etnográfica, buscou desvelar a relação deste público-alvo com a Educação e com outras dimensões da vida. Os dados foram analisados por meio da Arqueogenealogia – Análise de Discurso, cuja fundamentação teórica é oriunda de Revisão Bibliográfica relativa à temática e Análise Documental. O corpus fora delimitado a indivíduos das cidades vizinhas Sertãozinho e Ribeirão Preto - SP, por meio de entrevistas semiestruturadas gravadas em suporte audiovisual que resultaram num Documentário Etnográfico, dando voz àqueles que compõem as bases da classe trabalhadora, lançando um olhar sobre a alteridade destes sujeitos e sobre como as dimensões da vida, antropologicamente, a influenciam. O documentário apresenta discursos, narrativas, relatos de trajetórias, memórias e opiniões subjetivas dos entrevistados, cuja análise aponta para a necessidade de difusão e publicização do PROEJA, valorização, investimentos e luta pela manutenção dos direitos sociais nesta sociedade em camadas tão desiguais. De seus discursos, no entanto, emergem vários temas e aspectos que possam servir a tantos outros debates e estudos. O audiovisual conta também com especialistas nas temáticas que afloram das falas. Compilado o material audiovisual, considerado pelo Mestrado Profissional como Produto Educacional, fora aplicado aos adolescentes em situação de vulnerabilidade, atendidos pelo Projeto Casa da Juventude, com debate crítico, com o intuito de estimar se de alguma forma o documentário, enquanto meio de intervenção, contribui para conscientização política e para mobilização e motivação a partir de seu conteúdo em busca de transformações por justiça social. Estima também servir aos atores educacionais, possibilitando ressignificar seu olhar em relação às especificidades deste alunado e salutar o seu comprometimento com esta classe historicamente despojada de direitos sociais básicos, incluindo a Educação.-
Tamanho: dc.format.extent400mb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.mp4-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso à Educação Básica-
Palavras-chave: dc.subjectAlteridade da classe trabalhadora-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentário Etnográfico-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos sociais.-
Título: dc.titleVozes à margem do Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typevídeo-
Curso: dc.subject.courseProfEPT-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSociologia-
Aparece nas coleções:Ensino

Arquivos associados:
Narrativas digitais contextualizadas para o ensino-aprendizagem de eletrônica.pdftd102,42 MBtd/bitstream/capes/717217/2/Narrativas digitais contextualizadas para o ensino-aprendizagem de eletrônica.pdfDownload
VOZES À MARGEM DO BRASIL.mp4Um olhar sobre a alteridade daqueles que compõem a classe trabalhadora e como as dimensões da vida, antropologicamente, a influenciam. Este Documentário é produto da Pesquisa Social de Mestrado em Educação intitulada "Muito prazer, PROEJA! - A voz dos excluídos".381,58 MBMP4/bitstream/capes/717217/4/VOZES À MARGEM DO BRASIL.mp4Download