Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOTERO, Saoara Barbosa Costa, | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-10-04T11:50:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-10-04T11:50:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Escrevivências: ensino de História e narrativas de nós na Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717052 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho me propus a pensar em formas de trabalhar o Ensino de História a partir das histórias de vida das pessoas que estudam na Educação de Jovens e Adultos, que acesso durante a Metodologia do Reconhecimento de Saberes no SESI Bahia. Utilizando a escrevivência como metodologia de pesquisa e método de escrita, busco demonstrar a natureza praxiológica deste texto. Os capítulos estão escritos em formato de cartas endereçadas às pessoas que fazem parte do contexto da EJA. A primeira, é direcionada a banca, onde relato como organizei o trabalho. A segunda, escrevi a Paulo Freire e, a partir da minha história de vida, construo o meu arcabouço teórico. A terceira, enderecei ao meu grupo de trabalho na EJA EaD do SESI Bahia, fazendo uma breve historicização da EJA na instituição e como temos desenvolvido nosso trabalho. Aqui dei o recorte para pensar sobre o ensino de História a partir da realidade que vivencio. A quarta carta escrevi para Severina, entidade que representa todas as pessoas que estudam na EJA. Nesta etapa, relato o meu produto educacional, uma trilha que se desdobra em processos formativos para a sala de aula com um jogo intitulado Escrevivências com a EJA e em um processo de autoformação docente, o todo compõe a Trilha autoformativa: Escrevivências com a EJA. A quinta e última carta é destinada à universidade e aborda a importância da instituição para a sociedade e a necessidade de estar mais próxima dela. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,8 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Educação de Jovens e Adultos; Escrevivência | pt_BR |
Título: dc.title | Escrevivências: ensino de História e narrativas de nós na Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação - Saora Barbosa Costa Sotero - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/717052/2/Dissertação - Saora Barbosa Costa Sotero - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons