Escrevivências: ensino de História e narrativas de nós na Educação de Jovens e Adultos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOTERO, Saoara Barbosa Costa,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-10-04T11:50:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-10-04T11:50:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherEscrevivências: ensino de História e narrativas de nós na Educação de Jovens e Adultospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717052-
Resumo: dc.description.abstractNeste trabalho me propus a pensar em formas de trabalhar o Ensino de História a partir das histórias de vida das pessoas que estudam na Educação de Jovens e Adultos, que acesso durante a Metodologia do Reconhecimento de Saberes no SESI Bahia. Utilizando a escrevivência como metodologia de pesquisa e método de escrita, busco demonstrar a natureza praxiológica deste texto. Os capítulos estão escritos em formato de cartas endereçadas às pessoas que fazem parte do contexto da EJA. A primeira, é direcionada a banca, onde relato como organizei o trabalho. A segunda, escrevi a Paulo Freire e, a partir da minha história de vida, construo o meu arcabouço teórico. A terceira, enderecei ao meu grupo de trabalho na EJA EaD do SESI Bahia, fazendo uma breve historicização da EJA na instituição e como temos desenvolvido nosso trabalho. Aqui dei o recorte para pensar sobre o ensino de História a partir da realidade que vivencio. A quarta carta escrevi para Severina, entidade que representa todas as pessoas que estudam na EJA. Nesta etapa, relato o meu produto educacional, uma trilha que se desdobra em processos formativos para a sala de aula com um jogo intitulado Escrevivências com a EJA e em um processo de autoformação docente, o todo compõe a Trilha autoformativa: Escrevivências com a EJA. A quinta e última carta é destinada à universidade e aborda a importância da instituição para a sociedade e a necessidade de estar mais próxima dela.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,8 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Educação de Jovens e Adultos; Escrevivênciapt_BR
Título: dc.titleEscrevivências: ensino de História e narrativas de nós na Educação de Jovens e Adultospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons