Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAUJO, TATIENE KÉLLEN ROSA GERMANO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMPOS, CARLOS ROBERTO PIRES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-10-03T22:39:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-10-03T22:39:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL_GD 32 CIÊNCIAS_EDUCIMAT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717051 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste Guia Didático é facilitar o trabalho dos 11 professores da educação básica em todas as etapas que compreendem uma aula de campo: planejamento, elaboração e execução bem como sugerir atividades pedagógicas com auxílio do grupo “Bicho do Mato” na Trilha das Árvores Centenárias em interlocução com a Floresta Nacional de Pacotuba (Figura 1) e a Comunidade Quilombola de Monte Alegre, localizada em Cachoeiro de Itapemirim – ES. A proposta é apresentar algumas possibilidades pedagógicas para professores, pesquisadores e alunos que se valham da riqueza ambiental e cultural deste espaço de educação não formal tendo como indicadores algumas experiências em campo com alunos mestrandos de variadas formações acadêmicas. Antes de entrarmos na floresta, teceremos algumas reflexões situando estas possibilidades da perspectiva teórica, por isso buscamos a fundamentação a partir de Vygotsky e Freire. Paulo Freire denuncia a educação bancária por impossibilitar uma interação entre os atores da educação, por exemplo, professor e aluno no sentido de que o educando só é disciplinado, tornando-se um sujeito passivo. Aponta que o conhecimento deve sair do clausuro dos muros da escola e partir para uma comunicação dialógica em que se faz por toda a vida entre educadores-educandos mediatizados pelo mundo 12 exercendo sobre ele um movimento de ação e reflexão. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,67 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não formal Espaços de educação não formal Saberes populares Saberes científicos Saberes escolares Alfabetização científica Comunidade quilombola Trilhas científicas Formação continuada de profissionais da educação Projeto bicho do mato | pt_BR |
Título: dc.title | VAMOS PARA A FLORESTA? LÁ NÃO TEM LOBO MAU, TEM VIDA!!!! | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons