VAMOS PARA A FLORESTA? LÁ NÃO TEM LOBO MAU, TEM VIDA!!!!

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARAUJO, TATIENE KÉLLEN ROSA GERMANO-
Autor(es): dc.contributor.authorCAMPOS, CARLOS ROBERTO PIRES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-10-03T22:39:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-10-03T22:39:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-17-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL_GD 32 CIÊNCIAS_EDUCIMATpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/717051-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste Guia Didático é facilitar o trabalho dos 11 professores da educação básica em todas as etapas que compreendem uma aula de campo: planejamento, elaboração e execução bem como sugerir atividades pedagógicas com auxílio do grupo “Bicho do Mato” na Trilha das Árvores Centenárias em interlocução com a Floresta Nacional de Pacotuba (Figura 1) e a Comunidade Quilombola de Monte Alegre, localizada em Cachoeiro de Itapemirim – ES. A proposta é apresentar algumas possibilidades pedagógicas para professores, pesquisadores e alunos que se valham da riqueza ambiental e cultural deste espaço de educação não formal tendo como indicadores algumas experiências em campo com alunos mestrandos de variadas formações acadêmicas. Antes de entrarmos na floresta, teceremos algumas reflexões situando estas possibilidades da perspectiva teórica, por isso buscamos a fundamentação a partir de Vygotsky e Freire. Paulo Freire denuncia a educação bancária por impossibilitar uma interação entre os atores da educação, por exemplo, professor e aluno no sentido de que o educando só é disciplinado, tornando-se um sujeito passivo. Aponta que o conhecimento deve sair do clausuro dos muros da escola e partir para uma comunicação dialógica em que se faz por toda a vida entre educadores-educandos mediatizados pelo mundo 12 exercendo sobre ele um movimento de ação e reflexão.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,67 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação não formal Espaços de educação não formal Saberes populares Saberes científicos Saberes escolares Alfabetização científica Comunidade quilombola Trilhas científicas Formação continuada de profissionais da educação Projeto bicho do matopt_BR
Título: dc.titleVAMOS PARA A FLORESTA? LÁ NÃO TEM LOBO MAU, TEM VIDA!!!!pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons