Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes, Vanessa Cláudio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Campos, Yussef Daibert Salomão de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-30T17:21:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-30T17:21:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | UMA CASA, NOSSA HISTÓRIA - PERSPECTIVAS SOCIOMUSEOLOGICAS E DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA O MUSEU PEDRO LUDOVICO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716963 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo, a partir da perspectiva da Sociomuseologia em consonância metodológica com a Educação Patrimonial, associar museus, educação e patrimônio. E, a partir dessa relação, considerando as abordagens da Nova Museologia, utilizar como objeto o museu-casa Pedro Ludovico. Todo o estudo aqui exposto é regido sob o intento de produção de um Caderno Temático que conceba o Museu Pedro Ludovico, em Goiânia-GO, patrimônio estadual, muito além de suas edificações e objetos, mas a partir da função social que deve exercer sob a perspectiva da Sociomuseologia. Considerando os aspectos da memória coletiva e cultural dos envolvidos nas oficinas que serão propostas no Caderno Temático, no intuito que se entendam dentro dos exemplos propostos protagonistas no campo do patrimônio, nesse caso, especificamente, patrimônio da cidade. Por fim, será exposto uma corrente museológica que conceba o Museu Pedro Ludovico muito além de suas edificações e objetos, mas a partir da função social, que deve exercer na categoria do ensino não-formal. Todas as propostas serão trabalhadas dentro de aspectos metodológicos da Educação Patrimonial a partir da perspectiva dialógica freiriana. Espera-se que as propostas de ensino apresentadas contribuam para uma educação desafiadora, capaz de promover situações didáticas que possibilitem o questionamento de bens culturais institucionalizados, permitindo aos sujeitos se conhecerem e perceberem o quanto a memória e o patrimônio tanto são campos de tensões e conflitos quanto campos de construção de identidade e formação social. Por isso precisam ser vistos criticamente pela consciência de sua própria história, seja ela periférica ou não, de minoria ou não, tornando assim possível desmistificar o patrimônio, destacando que ele é fruto de escolhas que precisam ser questionadas e ressignificadas para exercer sua função social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 17.911kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história, Educação Patrimonial, Museu, Nova Museologia, Sociomuseologia | pt_BR |
Título: dc.title | "UMA CASA, NOSSA HISTÓRIA" - PERSPECTIVAS SOCIOMUSEOLOGICAS E DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA O MUSEU PEDRO LUDOVICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UMA CASA, NOSSA HISTÓRIA - PERSPECTIVAS SOCIOMUSEOLOGICAS E.pdf | 17,91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/716963/2/UMA CASA, NOSSA HISTÓRIA - PERSPECTIVAS SOCIOMUSEOLOGICAS E.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons