"UMA CASA, NOSSA HISTÓRIA" - PERSPECTIVAS SOCIOMUSEOLOGICAS E DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA O MUSEU PEDRO LUDOVICO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes, Vanessa Cláudio-
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Yussef Daibert Salomão de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-30T17:21:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-30T17:21:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-
identificador: dc.identifier.otherUMA CASA, NOSSA HISTÓRIA - PERSPECTIVAS SOCIOMUSEOLOGICAS E DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA O MUSEU PEDRO LUDOVICOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716963-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo, a partir da perspectiva da Sociomuseologia em consonância metodológica com a Educação Patrimonial, associar museus, educação e patrimônio. E, a partir dessa relação, considerando as abordagens da Nova Museologia, utilizar como objeto o museu-casa Pedro Ludovico. Todo o estudo aqui exposto é regido sob o intento de produção de um Caderno Temático que conceba o Museu Pedro Ludovico, em Goiânia-GO, patrimônio estadual, muito além de suas edificações e objetos, mas a partir da função social que deve exercer sob a perspectiva da Sociomuseologia. Considerando os aspectos da memória coletiva e cultural dos envolvidos nas oficinas que serão propostas no Caderno Temático, no intuito que se entendam dentro dos exemplos propostos protagonistas no campo do patrimônio, nesse caso, especificamente, patrimônio da cidade. Por fim, será exposto uma corrente museológica que conceba o Museu Pedro Ludovico muito além de suas edificações e objetos, mas a partir da função social, que deve exercer na categoria do ensino não-formal. Todas as propostas serão trabalhadas dentro de aspectos metodológicos da Educação Patrimonial a partir da perspectiva dialógica freiriana. Espera-se que as propostas de ensino apresentadas contribuam para uma educação desafiadora, capaz de promover situações didáticas que possibilitem o questionamento de bens culturais institucionalizados, permitindo aos sujeitos se conhecerem e perceberem o quanto a memória e o patrimônio tanto são campos de tensões e conflitos quanto campos de construção de identidade e formação social. Por isso precisam ser vistos criticamente pela consciência de sua própria história, seja ela periférica ou não, de minoria ou não, tornando assim possível desmistificar o patrimônio, destacando que ele é fruto de escolhas que precisam ser questionadas e ressignificadas para exercer sua função social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent17.911kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história, Educação Patrimonial, Museu, Nova Museologia, Sociomuseologiapt_BR
Título: dc.title"UMA CASA, NOSSA HISTÓRIA" - PERSPECTIVAS SOCIOMUSEOLOGICAS E DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA O MUSEU PEDRO LUDOVICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado em Ensino de Históriapt_BR
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