Caminhos para a Educação Alimentar e Nutricional: Perspectiva Metadisciplinar Espaços Educativos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucanopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Aurelânia Miriam Teixeira de-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Erbs Cintra de Souza Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-30T15:35:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-30T15:35:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-
identificador: dc.identifier.otherCaminhos para a Educação Alimentar e Nutricionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716962-
Resumo: dc.description.abstractDiante do ambiente plural que é formado uma Instituição de Ensino, os espaços educativos apresentados fazem parte da dinamicidade onde podem ser realizadas atividades didáticas com o tema contemporâneo Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Esta obra foi elaborada a partir da realização de uma pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), campus Salgueiro; intitulada “Espaços Educativos Interdisciplinares Relacionados à Educação Alimentar e Nutricional no Percurso Formativo dos Alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico”. Foi aplicada com os professores da área propedêutica que lecionam nos cursos do nível médio integrado ao técnico de Logística e Edificações, ambos do campus Serra Talhada. À medida que as situações-problemas são expostas nas páginas deste e-book, vão se desenvolvendo as possibilidades que se estrutura na imagem do mandacaru (Cereus jamacaru). A planta, da família das cactáceas, faz parte da caatinga, bioma brasileiro com características distintas no mundo e representativa do município em que está sediado o lócus desta pesquisa. Tal proposta representa etapas necessárias a serem percorridas para que se efetive a prática pedagógica de forma contínua e permanente, trazendo como tema central a reflexão sobre EAN que tem aspecto dinâmico diante das necessidades variáveis onde realiza a sua prática. A escolha do formato de mandacaru para a representação do fluxograma vai além das características de representatividade cultural da sua vegetação, pois a presença de caules/ramos multiarticulados na planta traz a inspiração para a continuidade do processo reflexivo que induz a compreensão/construção e/ou adaptação dos percursos necessários para realizar ações mais duradouras e integradoras para a temática no ambiente escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,62 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Alimentar e Nutricionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTemas transversaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetadisciplinarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços educativospt_BR
Título: dc.titleCaminhos para a Educação Alimentar e Nutricional: Perspectiva Metadisciplinar Espaços Educativospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typemapapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
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