A imagem como documento: a história dos africanos e afrobrasileiros por meio das imagens nos livros didáticos de história

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSirqueira, Karoline-
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Alexandre Martins de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-30T17:46:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-30T17:46:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-
identificador: dc.identifier.otherA imagem como documento: a história dos africanos e afrobrasileiros por meio das imagens nos livros didáticos de históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716938-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação busca compreender como as imagens relacionadas à temática africana e afrobrasileira têm sido abordadas nos livros didáticos antes e depois da Lei 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira no ensino de história. Para tanto, inicialmente foi necessário abordar a importância das imagens no imaginário social como representação e sua relação com a construção de estereótipos, uma vez que partimos de uma concepção da imagem como fenômeno amplo, que extrapola os limites do livro didático. Em seguida realizou-se um levantamento, análise e descrição das imagens de temática africana e afro-brasileira em seis livros; três deles anteriores à Lei e três posteriores a Lei 10.639/03. Este levantamento teve como objetivo perceber quais eram as imagens que costumeiramente eram selecionadas para abordar a temática africana e afro-brasileira (por exemplo, se elas se repetiam antes e posteriormente a Lei, se havia uma preferência em relação a algum tipo de imagem). Após a análise e descrição das imagens foi realizado um cruzamento dos dados obtidos entre os livros analisados para averiguar a existência de recorrências e padrões – principalmente a frequência de representações produzidas por europeus do período colonial (etnocentrismo), e a correlação entre informação escrita e imagem (contexto). Com isso, buscou-se, além dos aspectos formais da obra e seus autores, perceber como que cada livro discutiu as imagens adotadas à luz dos conteúdos estabelecidos. Por fim, como produto, realizou-se uma proposta didática apresentando um método de análise para imagens fundamentado no método proposto por Panofsky de interpretação de obras de arte. Quatro atividades com obras de arte de artistas negros contemporâneos foram sugeridas, de modo a servir como modelo para se realizar outras atividades com a mesma proposta, sob uma perspectiva decolonial. Assim, por meio dessa proposta didática pretende-se contribuir para a ampliação de possibilidades metodológicas no uso de imagens no ensino de história com a temática africana e afro-brasileira.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.064kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectImagens; Lei 10.639/03; Temática africana e afro-brasileira; Estereótipo; Decolonial; Livro didático de história.pt_BR
Título: dc.titleA imagem como documento: a história dos africanos e afrobrasileiros por meio das imagens nos livros didáticos de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado Profissionalpt_BR
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