
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | NOSELLA, BERILO LUIGI DEIRÓ | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | RESENDE, LAURA DE PAULA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-29T14:55:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-29T14:55:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-18 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716900 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O que agora publicamos como um pequeno livro de livre distribuição são os resultados de um apaixonado e árduo trabalho de pesquisa de iniciação científica, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq desenvolvida pela discente do curso de Teatro Laura de Paula Resende, no âmbito do Departamento de Artes da Cena (DEACE) da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ, sob orientação do Prof. Berilo Luigi Deiró Nosella. A presente iniciação científica, por sua vez, integrou o projeto docente de ensino, pesquisa e extensão intitulado Iluminação Cênica e Metateatrao: o fazer e o pensamento da iluminação entre o real e o ficcional, também financiado pelo CNPq, e desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFSJ. A pesquisa realizou um levantamento sobre o estado da questão da produção científica brasileira no âmbito acadêmico, em nível de pós-graduação, na área de iluminação cênica, produzindo assim um panorama desta produção com dois focos: primeiro, nos permitir uma visão mais clara e concreta de como se encontra o desenvolvimento do conhecimento nesta área no âmbito acadêmico nacional; e, em segundo, permitir um levantamento e mapeamento de materiais que pudessem contribuir com o desenvolvimento da pesquisa docente. Durante a pesquisa foram recolhidos e organizados dados de teses de doutorado, dissertações de mestrado, artigos e trabalhos completos publicados em periódicos e anais de eventos até janeiro de 2021.1 Após o levantamento, foi realizada uma primeira análise dos dados recolhidos de modo a identificar quais instituições e pesquisadores de quais regiões do país têm colaborado e movimentado o cenário da pesquisa em iluminação cênica, visto que esta linguagem tem um histórico recente nas pesquisas acadêmicas no Brasil. No decorrer desta primeira análise, viu-se a necessidade de fazer um levantamento de dados sobre as Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam cursos de artes cênicas e teatro, a fim de construir uma base mais fundamentada. Uma vez finalizado o trabalho, nos deparamos com um material que poderá interessar, como mapeamento e diagnóstico primário, a pesquisadores, profissionais e interessados desta área em nosso país. Assim, considerando que a área se encontra em franca expansão nas Universidades Brasileiras (e fora delas, claro!) decidimos publicar o material na esperança de que ele seja útil de alguma forma. Esperamos que assim seja! | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartografia | pt_BR |
| Título: dc.title | Não somos nós, a luz em cena: Uma cartografia da pesquisa em iluminação cênica na pós-graduação no Brasil (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Não somos nós, a luz em cena.pdf | 12,46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/716900/1/Não somos nós, a luz em cena.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: