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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Catarinense - IFC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | TOMIO, Bruno Wilwert | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CASTRO, Cloves Alexandre de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-29T17:51:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-29T17:51:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | Livro Digital | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716892 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este e-book educacional consiste em uma proposta de ensino materializada num guia formativo com o objetivo de auxiliar professores, educadores, estudantes e interessados do âmbito do ensino médio integrado, mas também de demais contextos e modalidades educacionais e sociais, a se apropriarem e desenvolverem os conteúdos e proposta teórico-metodológica de uma sequência didática de educação ambiental crítica de cunho nacional emancipatória que propõe a problematização e contextualização crítica e dialética dos conceitos, relações, condições, e desenvolvimento histórico das contradições e dimensões ambientais das práticas sociais do trabalho, da ciência, e da tecnologia perante o contexto ambiental brasileiro. Tal guia formativo foi concebido e desenvolvido a partir de justificativas e demandas de ordem teórica, prática, e histórica da realidade ambiental brasileira, da educação ambiental brasileira, e da educação profissional tecnológica brasileira, ancorado na concepção e demanda histórico-social de que, mais do que interessante, se faz necessário propostas e práticas educacionais que contribuam e assumam o compromisso de problematizar e estimular uma compreensão e ação crítica e superadora das causas, lógica, dinâmicas, e consequências das imensas e graves contradições e alienações ambientais do contexto ambiental e capitalista brasileiro, ou seja, uma educação ambiental realmente crítica e comprometida com o enfrentamento e à superação do subdesenvolvimento e do capitalismo dependente brasileiro para a transição e construção objetiva e subjetiva de um outro modo e relação de produção e de desenvolvimento humano e ambiental. Portanto, é um guia e proposta educacional destinado para leitores, docentes, e estudantes comprometidos com a crítica para as contradições ambientais e com a emancipação do povo e nação brasileira, uma proposta educacional nacional emancipatória contra a exploração de uma classe por outra e contra a exploração de uma nação sobre outra, das quais repercutem na exploração e alienação de gentes e riquezas naturais de nosso Brasil. Um guia de estudo que se propõe a estimular a reflexão e consciência crítica de docentes, estudantes, e brasileiros sobre as grandes contradições e problemáticas ambientais deste país, sobre a realidade e desafios educacionais e nacionais postos historicamente para a realização do trabalho, da ciência, e da tecnologia no contexto ambiental brasileiro que é síntese de um conjunto de múltiplas relações econômicas, políticas, sociais, oriundas de um processo 8 histórico e contraditório, parte de uma totalidade estruturada e dialética, que pode ser compreendida e transformada. Diante tamanha ambição, o guia formativo e proposta educacional foram frutos de uma pesquisa que teve seu desenvolvimento teórico-metodológico socializado e analisado pela dissertação “Educação Ambiental Crítica de cunho nacional e emancipatória na Educação Profissional Tecnológica: uma proposta de ensino para estudantes do Ensino Médio Integrado”, influenciadas pelas experiências educativas de anseio crítico e nacional emancipatório da práxis realizada por meio do projeto de educação ambiental Conhecer Pedalando, pelas influências de pressupostos do Materialismo Histórico Dialético, da Pedagogia Histórico-Crítica, da Pedagogia Freireana, e também de contribuições do pensamento dialético e nacional emancipatório de Álvaro Vieira Pinto e do método de redução e revisionismo histórico crítico de Alberto Guerreiro Ramos. Pesquisa e influências que possibilitaram a materialização deste produto educacional que consiste nos seguintes estudos e contribuições teóricas provisórias para o campo da educação profissional tecnológica e, principalmente, ao campo da educação ambiental brasileira: 1 - a revisão crítica sobre o contexto, possibilidades, e desafios do desenvolvimento histórico da educação ambiental brasileira, para projetar a educação ambiental historicamente necessária perante as problemáticas e contradições ambientais e educacionais do contexto ambiental e capitalista brasileiro; 2 – a revisão teórica sobre as mediações ontológicas, ambientais e educativas do trabalho, ciência, e tecnologia, de modo a propor a reflexão sobre as referidas práticas e relações que pertencem à formação social humana e que integram o trabalho como princípio educativo, ontológico e histórico; 3 – a identificação e diagnóstico de um conjunto de problemáticas e contradições ambientais estruturais advindas dos sentidos, lógica, e finalidades históricas do trabalho, da ciência, e da tecnologia no contexto e produção ambiental do capitalismo brasileiro, esboçados por um revisionismo histórico crítico do desenvolvimento histórico das referidas contradições e relações sociais perante a gênese, fases, lógica, e desenvolvimento das estruturas do capitalismo brasileiro, assim como do desenvolvimento histórico da Educação Profissional Tecnológica brasileira convergente às necessidades do modo de produção e desenvolvimento capitalista brasileiro; 4 – a proposta de uma sequência didática de cunho nacional emancipatório sobre as relações do trabalho, da ciência, e da tecnologia no contexto ambiental brasileiro, da qual foi inserida, apresentada, e 9 contextualizada neste guia formativo como produto educacional; 5 – e o anúncio e esboço inicial de uma educação ambiental nacional emancipatória como a educação ambiental historicamente necessária para estimular a consciência crítica, por isto transformadora e superadora, das contradições ambientais da realidade nacional brasileira, de modo a ser buscada por uma proposta e programa de pesquisa ação educacional contínua, que transcende os limites acadêmicos, com vistas ao desenvolvimento e sistematização teórico-prática coletiva do que aqui se anuncia como educação ambiental nacional emancipatória. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.87MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental crítica emancipatória, educação profissional tecnológica, ciência e tecnologia | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA DE CUNHO NACIONAL EMANCIPATÓRIO: UM GUIA FORMATIVO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AS RELAÇÕES DO TRABALHO, DA CIÊNCIA, E DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO AMBIENTAL BRASILEIRO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Parte do requisito para obtenção do grau de Mestre em Educação Profissional Tecnológica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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PE Bruno.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/716892/2/PE Bruno.pdfDownload |
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