EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA DE CUNHO NACIONAL EMANCIPATÓRIO: UM GUIA FORMATIVO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AS RELAÇÕES DO TRABALHO, DA CIÊNCIA, E DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO AMBIENTAL BRASILEIRO

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Catarinense - IFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTOMIO, Bruno Wilwert-
Autor(es): dc.contributor.authorCASTRO, Cloves Alexandre de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-29T17:51:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-29T17:51:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
identificador: dc.identifier.otherLivro Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716892-
Resumo: dc.description.abstractEste e-book educacional consiste em uma proposta de ensino materializada num guia formativo com o objetivo de auxiliar professores, educadores, estudantes e interessados do âmbito do ensino médio integrado, mas também de demais contextos e modalidades educacionais e sociais, a se apropriarem e desenvolverem os conteúdos e proposta teórico-metodológica de uma sequência didática de educação ambiental crítica de cunho nacional emancipatória que propõe a problematização e contextualização crítica e dialética dos conceitos, relações, condições, e desenvolvimento histórico das contradições e dimensões ambientais das práticas sociais do trabalho, da ciência, e da tecnologia perante o contexto ambiental brasileiro. Tal guia formativo foi concebido e desenvolvido a partir de justificativas e demandas de ordem teórica, prática, e histórica da realidade ambiental brasileira, da educação ambiental brasileira, e da educação profissional tecnológica brasileira, ancorado na concepção e demanda histórico-social de que, mais do que interessante, se faz necessário propostas e práticas educacionais que contribuam e assumam o compromisso de problematizar e estimular uma compreensão e ação crítica e superadora das causas, lógica, dinâmicas, e consequências das imensas e graves contradições e alienações ambientais do contexto ambiental e capitalista brasileiro, ou seja, uma educação ambiental realmente crítica e comprometida com o enfrentamento e à superação do subdesenvolvimento e do capitalismo dependente brasileiro para a transição e construção objetiva e subjetiva de um outro modo e relação de produção e de desenvolvimento humano e ambiental. Portanto, é um guia e proposta educacional destinado para leitores, docentes, e estudantes comprometidos com a crítica para as contradições ambientais e com a emancipação do povo e nação brasileira, uma proposta educacional nacional emancipatória contra a exploração de uma classe por outra e contra a exploração de uma nação sobre outra, das quais repercutem na exploração e alienação de gentes e riquezas naturais de nosso Brasil. Um guia de estudo que se propõe a estimular a reflexão e consciência crítica de docentes, estudantes, e brasileiros sobre as grandes contradições e problemáticas ambientais deste país, sobre a realidade e desafios educacionais e nacionais postos historicamente para a realização do trabalho, da ciência, e da tecnologia no contexto ambiental brasileiro que é síntese de um conjunto de múltiplas relações econômicas, políticas, sociais, oriundas de um processo 8 histórico e contraditório, parte de uma totalidade estruturada e dialética, que pode ser compreendida e transformada. Diante tamanha ambição, o guia formativo e proposta educacional foram frutos de uma pesquisa que teve seu desenvolvimento teórico-metodológico socializado e analisado pela dissertação “Educação Ambiental Crítica de cunho nacional e emancipatória na Educação Profissional Tecnológica: uma proposta de ensino para estudantes do Ensino Médio Integrado”, influenciadas pelas experiências educativas de anseio crítico e nacional emancipatório da práxis realizada por meio do projeto de educação ambiental Conhecer Pedalando, pelas influências de pressupostos do Materialismo Histórico Dialético, da Pedagogia Histórico-Crítica, da Pedagogia Freireana, e também de contribuições do pensamento dialético e nacional emancipatório de Álvaro Vieira Pinto e do método de redução e revisionismo histórico crítico de Alberto Guerreiro Ramos. Pesquisa e influências que possibilitaram a materialização deste produto educacional que consiste nos seguintes estudos e contribuições teóricas provisórias para o campo da educação profissional tecnológica e, principalmente, ao campo da educação ambiental brasileira: 1 - a revisão crítica sobre o contexto, possibilidades, e desafios do desenvolvimento histórico da educação ambiental brasileira, para projetar a educação ambiental historicamente necessária perante as problemáticas e contradições ambientais e educacionais do contexto ambiental e capitalista brasileiro; 2 – a revisão teórica sobre as mediações ontológicas, ambientais e educativas do trabalho, ciência, e tecnologia, de modo a propor a reflexão sobre as referidas práticas e relações que pertencem à formação social humana e que integram o trabalho como princípio educativo, ontológico e histórico; 3 – a identificação e diagnóstico de um conjunto de problemáticas e contradições ambientais estruturais advindas dos sentidos, lógica, e finalidades históricas do trabalho, da ciência, e da tecnologia no contexto e produção ambiental do capitalismo brasileiro, esboçados por um revisionismo histórico crítico do desenvolvimento histórico das referidas contradições e relações sociais perante a gênese, fases, lógica, e desenvolvimento das estruturas do capitalismo brasileiro, assim como do desenvolvimento histórico da Educação Profissional Tecnológica brasileira convergente às necessidades do modo de produção e desenvolvimento capitalista brasileiro; 4 – a proposta de uma sequência didática de cunho nacional emancipatório sobre as relações do trabalho, da ciência, e da tecnologia no contexto ambiental brasileiro, da qual foi inserida, apresentada, e 9 contextualizada neste guia formativo como produto educacional; 5 – e o anúncio e esboço inicial de uma educação ambiental nacional emancipatória como a educação ambiental historicamente necessária para estimular a consciência crítica, por isto transformadora e superadora, das contradições ambientais da realidade nacional brasileira, de modo a ser buscada por uma proposta e programa de pesquisa ação educacional contínua, que transcende os limites acadêmicos, com vistas ao desenvolvimento e sistematização teórico-prática coletiva do que aqui se anuncia como educação ambiental nacional emancipatória.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.87MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental crítica emancipatória, educação profissional tecnológica, ciência e tecnologiapt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA DE CUNHO NACIONAL EMANCIPATÓRIO: UM GUIA FORMATIVO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE AS RELAÇÕES DO TRABALHO, DA CIÊNCIA, E DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO AMBIENTAL BRASILEIROpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT.pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineParte do requisito para obtenção do grau de Mestre em Educação Profissional Tecnológica.pt_BR
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