A ocorrência da educação ambiental crítica nas pesquisas educacionais do semiárido brasileiro

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Autor(es): dc.contributor.authorALENCAR, CLÁUDIO-
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, GLÁUREA PEREIRA DE FREITAS-
Autor(es): dc.contributor.authorSAMPAIO, KAIRON MICHAEL DA COSTA-
Autor(es): dc.contributor.authorRAMOS, PAULO ROBERTO RAMOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-24T02:58:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-24T02:58:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716657-
Resumo: dc.description.abstractA Educação Ambiental Crítica tem sido formulada como uma proposta de desenvolvimento de processos educativos voltados para o enfrentamento e reconhecimento das problemáticas socio- ambientais a partir da reflexão crítica e sistemática dos fenômenos, ensejando aos indivíduos e gru- pos um protagonismo em seu fundamento. O presente artigo busca averiguar de que forma a Educação Ambiental Crítica contribui para a análise das pesquisas sobre a Educação Ambiental no Semiárido Brasileiro, fundamentando-se pelo referencial teórico, repartido por três sub-temáticas: 1 - Definição de Educação Ambiental Crítica e suas características; 2 - As Diretrizes Curriculares Nacionais diante da Educação Ambiental Crítica; e, 3 - As práticas de Desenvolvimento Ambiental nas escolas e comunidades no Semiárido. Logo, a metodologia do trabalho refere-se a uma pesquisa com abordagem de caráter qualita- tiva, classificada como uma revisão bibliográfica sistemática, visando entender os elementos da Edu- cação Ambiental Crítica para o desenvolvimento sustentável nos ambientes de ensino e dentro das comunidades do Semiárido Brasileiro. A pesquisa debruçou-se em revistas e obras com conceitos acima ou igual ao Qualis B2, nos últimos 10 anos (2012-2022), por meio da busca de artigos acadêmicos nas plataformas Capes - Pe- riódico e SciELO – Brasil. Podemos observar que a Educação Ambiental Crítica contribui para o desenvolvimento e construção da produção de conhecimento e entendimento crítico das problemáticas do meio ambien- te, acerca da relação entre sociedade e desenvolvimento sustentável, por uma ação coletiva, funda- mentada, participativa e também reflexiva.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Título: dc.titleA ocorrência da educação ambiental crítica nas pesquisas educacionais do semiárido brasileiro-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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