Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | ALENCAR, CLÁUDIO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES, GLÁUREA PEREIRA DE FREITAS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SAMPAIO, KAIRON MICHAEL DA COSTA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RAMOS, PAULO ROBERTO RAMOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-24T02:58:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-24T02:58:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716657 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Educação Ambiental Crítica tem sido formulada como uma proposta de desenvolvimento de processos educativos voltados para o enfrentamento e reconhecimento das problemáticas socio- ambientais a partir da reflexão crítica e sistemática dos fenômenos, ensejando aos indivíduos e gru- pos um protagonismo em seu fundamento. O presente artigo busca averiguar de que forma a Educação Ambiental Crítica contribui para a análise das pesquisas sobre a Educação Ambiental no Semiárido Brasileiro, fundamentando-se pelo referencial teórico, repartido por três sub-temáticas: 1 - Definição de Educação Ambiental Crítica e suas características; 2 - As Diretrizes Curriculares Nacionais diante da Educação Ambiental Crítica; e, 3 - As práticas de Desenvolvimento Ambiental nas escolas e comunidades no Semiárido. Logo, a metodologia do trabalho refere-se a uma pesquisa com abordagem de caráter qualita- tiva, classificada como uma revisão bibliográfica sistemática, visando entender os elementos da Edu- cação Ambiental Crítica para o desenvolvimento sustentável nos ambientes de ensino e dentro das comunidades do Semiárido Brasileiro. A pesquisa debruçou-se em revistas e obras com conceitos acima ou igual ao Qualis B2, nos últimos 10 anos (2012-2022), por meio da busca de artigos acadêmicos nas plataformas Capes - Pe- riódico e SciELO – Brasil. Podemos observar que a Educação Ambiental Crítica contribui para o desenvolvimento e construção da produção de conhecimento e entendimento crítico das problemáticas do meio ambien- te, acerca da relação entre sociedade e desenvolvimento sustentável, por uma ação coletiva, funda- mentada, participativa e também reflexiva. | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Título: dc.title | A ocorrência da educação ambiental crítica nas pesquisas educacionais do semiárido brasileiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Educação ambiental crítica.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/716657/2/Educação ambiental crítica.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons