A História Medieval entre o Livro Didático e a BNCC

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Uniesmero-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Lorene Rose Ribeiro dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-23T16:36:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-23T16:36:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-23-
identificador: dc.identifier.otherA História Medieval entre o Livro Didático e a BNCC-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716640-
Resumo: dc.description.abstractCom a promulgação da BNCC do Ensino Fundamental muito tem se discutido sobre orientação curricular e o que se ensinar nos sistemas de ensino em todo o Brasil, e dentro desse contexto é que essa dissertação foi escrita, com o intuito de compreender como o conteúdo de História Medieval é representado na BNCC e no livro didático utilizado nas escolas da rede pública municipal de Juazeiro (Bahia), tendo em vista os processos que levaram a inclusão do ensino do medievo na base neste percurso. Partindo dessa premissa, nosso objetivo geral é realizar um estudo sobre como o conteúdo de História Medieval é representado na BNCC e no livro didático. Os objetivos específicos são: analisar se existe alguma relação entre o conteúdo temático da BNCC e o livro didático utilizado na rede municipal de educação de Juazeiro (Bahia) em relação ao conteúdo de História Medieval; identificar na BNCC e no livro didático aspectos voltados para reflexões decoloniais, sobre a História das Mulheres no Medievo e sobre o aspecto conceitual em relação ao período Medieval; bem como, pesquisar sobre os horizontes possíveis de se trabalhar com o Medievo em sala de aula no Ensino fundamental a partir da formação do cidadão e da cidadã contemporâneos e; elaborar produto didático educacional através da publicação da dissertação em formato de livro. Os procedimentos metodológicos realizaram-se a partir de algumas etapas: a pesquisa bibliográfica, exploratória e a análise documental baseada em Bardin (2016). A problemática de nossa pesquisa se baseia nos seguintes questionamentos: como o conteúdo sobre História Medieval é representado na BNCC e no livro didático? Advinda deste primeiro questionamento, buscaremos compreender também se existe alguma relação entre o conteúdo da BNCC e os livros didáticos utilizados na rede municipal de educação de Juazeiro (Bahia) em relação ao conteúdo de História Medieval? Quais são os horizontes possíveis de se trabalhar com o Medievo em sala de aula no Ensino Fundamental a partir da formação do cidadão contemporâneo? Em relação ao aspecto decolonial, o aspecto sobre a História das Mulheres e o aspecto conceitual de História Medieval, há alguma relação entre a BNCC e os livros didáticos? Para isso, fundamentar-nos-emos nos estudos de Franco Junior (2001), Fazenda (2011), Silva (2013) Bittencourt (2014), David (2015), Macedo (2016), Texeira e Pereira (2016), Vianna (2017), Pereira (2017), Lima (2019), Degan e Silva (2021), Pinheiro (2021) e Bittencourt (2019).-
Tamanho: dc.format.extent1607-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectHistória Medieval-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didático-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleA História Medieval entre o Livro Didático e a BNCC-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
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