Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Uniesmero | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Lorene Rose Ribeiro dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-23T16:36:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-23T16:36:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | A História Medieval entre o Livro Didático e a BNCC | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716640 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com a promulgação da BNCC do Ensino Fundamental muito tem se discutido sobre orientação curricular e o que se ensinar nos sistemas de ensino em todo o Brasil, e dentro desse contexto é que essa dissertação foi escrita, com o intuito de compreender como o conteúdo de História Medieval é representado na BNCC e no livro didático utilizado nas escolas da rede pública municipal de Juazeiro (Bahia), tendo em vista os processos que levaram a inclusão do ensino do medievo na base neste percurso. Partindo dessa premissa, nosso objetivo geral é realizar um estudo sobre como o conteúdo de História Medieval é representado na BNCC e no livro didático. Os objetivos específicos são: analisar se existe alguma relação entre o conteúdo temático da BNCC e o livro didático utilizado na rede municipal de educação de Juazeiro (Bahia) em relação ao conteúdo de História Medieval; identificar na BNCC e no livro didático aspectos voltados para reflexões decoloniais, sobre a História das Mulheres no Medievo e sobre o aspecto conceitual em relação ao período Medieval; bem como, pesquisar sobre os horizontes possíveis de se trabalhar com o Medievo em sala de aula no Ensino fundamental a partir da formação do cidadão e da cidadã contemporâneos e; elaborar produto didático educacional através da publicação da dissertação em formato de livro. Os procedimentos metodológicos realizaram-se a partir de algumas etapas: a pesquisa bibliográfica, exploratória e a análise documental baseada em Bardin (2016). A problemática de nossa pesquisa se baseia nos seguintes questionamentos: como o conteúdo sobre História Medieval é representado na BNCC e no livro didático? Advinda deste primeiro questionamento, buscaremos compreender também se existe alguma relação entre o conteúdo da BNCC e os livros didáticos utilizados na rede municipal de educação de Juazeiro (Bahia) em relação ao conteúdo de História Medieval? Quais são os horizontes possíveis de se trabalhar com o Medievo em sala de aula no Ensino Fundamental a partir da formação do cidadão contemporâneo? Em relação ao aspecto decolonial, o aspecto sobre a História das Mulheres e o aspecto conceitual de História Medieval, há alguma relação entre a BNCC e os livros didáticos? Para isso, fundamentar-nos-emos nos estudos de Franco Junior (2001), Fazenda (2011), Silva (2013) Bittencourt (2014), David (2015), Macedo (2016), Texeira e Pereira (2016), Vianna (2017), Pereira (2017), Lima (2019), Degan e Silva (2021), Pinheiro (2021) e Bittencourt (2019). | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1607 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | História Medieval | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A História Medieval entre o Livro Didático e a BNCC | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
A História Medieval entre o Livro Didático e a BNCC.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/716640/4/A História Medieval entre o Livro Didático e a BNCC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons