Sequência de Ensino por Metodologia de Design para ensinar Mecânica Quântica no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminense / Instituto Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Flaviane da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-22T16:35:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-22T16:35:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-25-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716623-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma pesquisa baseada em design (PBD) a fim de propor uma sequência de Ensino-Aprendizagem (SEA) para o ensino de alguns Postulados (“Regras”) da Mecânica Quântica no Ensino Médio. A abordagem do tema vai ao encontro da necessidade de inserirmos assuntos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, como descrito nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (BRASIL, 2002), complementado pela Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2018). O produto educacional parte de um experimento de baixo custo para discutir a Lei de Malus e, a partir daí, a problematização é realizada explorando a diferença entre a natureza determinística da Mecânica Clássica (feixe de luz intenso) e probabilística (quantum de energia / fóton) da Mecânica Quântica. Além disso, são utilizados slides, questionários e simuladores para a construção da proposta e, consequentemente, do produto educacional. A proposta foi aplicada em uma turma de 3ª série do Ensino Médio e foi avaliada através de uma pesquisa qualitativa, baseada na narrativa da professora pesquisadora.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa Baseada em Designpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMecânica Quânticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectexperimento de baixo custopt_BR
Título: dc.titleSequência de Ensino por Metodologia de Design para ensinar Mecânica Quântica no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons