Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense / Instituto Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Flaviane da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-22T16:35:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-22T16:35:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-25 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716623 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma pesquisa baseada em design (PBD) a fim de propor uma sequência de Ensino-Aprendizagem (SEA) para o ensino de alguns Postulados (“Regras”) da Mecânica Quântica no Ensino Médio. A abordagem do tema vai ao encontro da necessidade de inserirmos assuntos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, como descrito nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (BRASIL, 2002), complementado pela Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2018). O produto educacional parte de um experimento de baixo custo para discutir a Lei de Malus e, a partir daí, a problematização é realizada explorando a diferença entre a natureza determinística da Mecânica Clássica (feixe de luz intenso) e probabilística (quantum de energia / fóton) da Mecânica Quântica. Além disso, são utilizados slides, questionários e simuladores para a construção da proposta e, consequentemente, do produto educacional. A proposta foi aplicada em uma turma de 3ª série do Ensino Médio e foi avaliada através de uma pesquisa qualitativa, baseada na narrativa da professora pesquisadora. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa Baseada em Design | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mecânica Quântica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | experimento de baixo custo | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência de Ensino por Metodologia de Design para ensinar Mecânica Quântica no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons