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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense / Instituto Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Felipe Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-22T16:32:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-22T16:32:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-25 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716622 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho posterior apresenta uma Sequência Didática de Ensino, que tem como fundamentação de sua abordagem a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, para o ensino de tópicos de acústica. A presente proposta tem como objetivo proporcionar um ensino investigativo que torne o aluno o centro do processo de aprendizagem, incentivando sua visão crítica e aprimorando sua capacidade de realizar análises. Na estrutura do produto educacional apresentado pela dissertação encontramos um guia sobre os assuntos abordados que proporciona ao professor domínio do conteúdo programático sem a necessidade de recorrer a outros materiais didáticos, como também orientações para a utilização de áudios, aplicativo e montagem de experimento de baixo custo, que se adequa a diferentes realidades de aplicação. Além dos materiais para o professor, o produto também inclui quatro sequências de atividades que são destinadas aos alunos. O produto foi aplicado proporcionando maior curiosidade dos alunos e assim maior engajamento, motivados em responder a problematização inicial. Os resultados apresentados na aplicação do produto educacional evidenciam que houve a construção de conhecimento por parte dos alunos, demonstrado na comparação de suas respostas dadas a um questionamento apresentado no início e ao final da aplicação da sequência didática. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Acústica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ondas Sonoras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ondas em Cordas | pt_BR |
Título: dc.title | RELAÇÃO DA FREQUÊNCIA SONORA EMITIDA POR UMA CORDA E A TEMPERATURA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ACÚSTICA ATRAVÉS DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
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