ABORDAGEM DO ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE CASO COM ENFOQUE CTS: 5G heroína ou vilã?

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminense / Instituto Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBoff, Edinara Censi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-22T16:29:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-22T16:29:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-26-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716621-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido como um produto educacional para aplicação em sala de aula de física do Ensino Médio. A partir da polêmica que envolve a implementação da Quinta Geração de Internet Móvel (Tecnologia 5G) no Mundo, com um olhar para o Brasil, propõe-se uma sequência de etapas voltadas para o ensino de ondas eletromagnéticas com ênfase CTS. O grande objetivo é fornecer um material auxiliar a professores que desejem trabalhar o espectro eletromagnético sob uma visão crítica e contextualizada, alinhado principalmente aos parâmetros orientados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Todo o produto se apresenta na forma de um estudo de caso que se passa no âmbito da administração pública. Um importante fator neste estudo de caso é sua relativa novidade, sem necessidade, por isso, de uma solução fechada ou definitiva. O embasamento teórico seguiu o sociointeracionismo de Vygostsky. As escolhas metodológicas se sustentam no seguinte pilar: o ensino por investigação, aliado à engenharia reversa e à utilização de controvérsias simuladas inseridas no estudo de caso. A sequência didática foi organizada para aplicação em quatro encontros, onde são utilizados sete textos fictícios. Também são utilizados outros materiais adaptados, como reportagens, vídeos informativos, trechos de artigo científico e de leis das legislações brasileira e internacional. Na análise dos resultados, observou-se que houve grande demonstração de interesse e participação dos alunos nos encontros. Além disso, acredita-se que houve contribuição para o desenvolvimento das competências gerais propostas pela BNCC.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCTSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOndas Eletromagnéticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia 5Gpt_BR
Título: dc.titleABORDAGEM DO ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE CASO COM ENFOQUE CTS: 5G heroína ou vilã?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
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