Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense / Instituto Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Boff, Edinara Censi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-22T16:29:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-22T16:29:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-26 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716621 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho foi desenvolvido como um produto educacional para aplicação em sala de aula de física do Ensino Médio. A partir da polêmica que envolve a implementação da Quinta Geração de Internet Móvel (Tecnologia 5G) no Mundo, com um olhar para o Brasil, propõe-se uma sequência de etapas voltadas para o ensino de ondas eletromagnéticas com ênfase CTS. O grande objetivo é fornecer um material auxiliar a professores que desejem trabalhar o espectro eletromagnético sob uma visão crítica e contextualizada, alinhado principalmente aos parâmetros orientados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Todo o produto se apresenta na forma de um estudo de caso que se passa no âmbito da administração pública. Um importante fator neste estudo de caso é sua relativa novidade, sem necessidade, por isso, de uma solução fechada ou definitiva. O embasamento teórico seguiu o sociointeracionismo de Vygostsky. As escolhas metodológicas se sustentam no seguinte pilar: o ensino por investigação, aliado à engenharia reversa e à utilização de controvérsias simuladas inseridas no estudo de caso. A sequência didática foi organizada para aplicação em quatro encontros, onde são utilizados sete textos fictícios. Também são utilizados outros materiais adaptados, como reportagens, vídeos informativos, trechos de artigo científico e de leis das legislações brasileira e internacional. Na análise dos resultados, observou-se que houve grande demonstração de interesse e participação dos alunos nos encontros. Além disso, acredita-se que houve contribuição para o desenvolvimento das competências gerais propostas pela BNCC. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | CTS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ondas Eletromagnéticas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia 5G | pt_BR |
Título: dc.title | ABORDAGEM DO ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE CASO COM ENFOQUE CTS: 5G heroína ou vilã? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons