Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Matos, Ana Patrícia de Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-22T16:04:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-22T16:04:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716619 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um produto educacional desenvolvido para o ensino das leis de Kepler através das metodologias ativas Ensino sob Medida e Instrução pelos Colegas, utilizando TDICs como ferramentas de ensino aprendizagem. Foram desenvolvidas simulações computacionais através do software GeoGebra que estão prontas para serem utilizadas pelo professor. O produto educacional é composto por uma sequência didática aplicada durante a pandemia de COVID-19, adaptada para utilização através do ensino remoto. A aplicação aconteceu em seis turmas da primeira série do ensino médio em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Volta Redonda - RJ. Os resultados obtidos indicam evidências de aprendizagem do conteúdo das Leis de Kepler. Os estudantes se sentiram estimulados e motivados a participarem das atividades propostas pelo professor, se mostrando favoráveis à utilização das metodologias ativas e das simulações do GeoGebra. A sequência didática, apesar de adaptada para aplicação através do ensino remoto, pode ser facilmente utilizada no ensino híbrido ou presencial. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Leis de Kepler | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Software GeoGebra | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DAS LEIS DE KEPLER ATRAVÉS DAS METODOLOGIAS ATIVAS ENSINO SOB MEDIDA E INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA: UMA ADAPTAÇÃO AO ENSINO REMOTO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons