Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense / Instituto Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nogueira, Andreza Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-22T16:24:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-22T16:24:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-11 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716601 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesta dissertação apresentamos uma sequência didática interdisciplinar para o 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta é baseada nos pressupostos do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e é implementada lançando mão da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Seu eixo estruturante é o conceito de cidade inteligente, associado ao desenvolvimento social e econômico sustentável. Com as atividades, propõe-se que os alunos reflitam sobre alguns dentre os muitos problemas de ordem social, econômica e ambiental que desafiam a sociedade atual e investiguem como a ciência e a tecnologia podem contribuir para uma possível solução sustentável desses problemas. A sequência didática foi inteiramente pensada para o contexto do ensino remoto, realidade que foi imposta a boa parte das escolas do Brasil e do mundo em virtude da Pandemia do COVID-19. A sequência foi aplicada em formato piloto de modo que alguns dos resultados são apresentados e discutidos. A sequência visa especialmente à formação do cidadão do século XXI, a qual pressupõe pensamento crítico, reflexão, trabalho em equipe e debate com base em argumentos fundamentados. Os resultados da aplicação parecem indicar que a sequência é capaz de alcançar os objetivos para os quais foi proposta. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CTS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ABP | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cidades Inteligentes | pt_BR |
Título: dc.title | PROPOSTA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO (ABP) E ALINHADA COM O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE (CTS) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons