PROPOSTA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO (ABP) E ALINHADA COM O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE (CTS)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminense / Instituto Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNogueira, Andreza Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-22T16:24:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-22T16:24:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-11-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716601-
Resumo: dc.description.abstractNesta dissertação apresentamos uma sequência didática interdisciplinar para o 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta é baseada nos pressupostos do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e é implementada lançando mão da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Seu eixo estruturante é o conceito de cidade inteligente, associado ao desenvolvimento social e econômico sustentável. Com as atividades, propõe-se que os alunos reflitam sobre alguns dentre os muitos problemas de ordem social, econômica e ambiental que desafiam a sociedade atual e investiguem como a ciência e a tecnologia podem contribuir para uma possível solução sustentável desses problemas. A sequência didática foi inteiramente pensada para o contexto do ensino remoto, realidade que foi imposta a boa parte das escolas do Brasil e do mundo em virtude da Pandemia do COVID-19. A sequência foi aplicada em formato piloto de modo que alguns dos resultados são apresentados e discutidos. A sequência visa especialmente à formação do cidadão do século XXI, a qual pressupõe pensamento crítico, reflexão, trabalho em equipe e debate com base em argumentos fundamentados. Os resultados da aplicação parecem indicar que a sequência é capaz de alcançar os objetivos para os quais foi proposta.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectABPpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidades Inteligentespt_BR
Título: dc.titlePROPOSTA DIDÁTICA FUNDAMENTADA NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO (ABP) E ALINHADA COM O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE (CTS)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons