Sequência Didática para Ensinar Quebra de Simetria no Ensino Médio a partir dos Osciladores Harmônico e Deformado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminense / Instituto Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Adriano de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-22T16:20:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-22T16:20:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-07-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716600-
Resumo: dc.description.abstractEsse é um trabalho desenvolvido por meio de uma Pesquisa Baseada em Design (PBD), onde apresentamos um tema avançado e de grande relevância para Física: a quebra espontânea de simetria, fundamental para o chamado Mecanismo de Higgs, numa linguagem adequada ao ensino médio. Nesse sentido, buscamos explicar o mecanismo de Higgs, a partir da analogia entre Osciladores Harmônico simples (OHS) e Anarmônico (OA). Iniciamos a partir do OHS para abordar um sistema físico simétrico, ou seja, com potencial parabólico e que oscila em torno da origem. Em seguida, abordamos o OA, cujo potencial tem um termo adicional de 𝑥 , se comparado 4 com o potencial do OHS. Na sequência, discutimos como a massa física do bóson de Higgs surge a partir da oscilação da coordenada oscilatória de Higgs, aqui desempenhando o papel do campo de Higgs. Na tentativa de facilitar o processo de aprendizagem, tornando mais visual, propomos o uso de simulação computacional, utilizando o software Modellus, para estudar a energia potencial dos osciladores. Isso também contribuiu para aumentar o protagonismo do aluno e colocá-lo como personagem ativo no processo de aprendizagem.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectosciladorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectquebra espontânea de simetriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcampo de Higgspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmecanismo de Higgspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmodelluspt_BR
Título: dc.titleSequência Didática para Ensinar Quebra de Simetria no Ensino Médio a partir dos Osciladores Harmônico e Deformadopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons