Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense / Instituto Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sá, Adriano de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-22T16:20:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-22T16:20:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-07 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716600 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse é um trabalho desenvolvido por meio de uma Pesquisa Baseada em Design (PBD), onde apresentamos um tema avançado e de grande relevância para Física: a quebra espontânea de simetria, fundamental para o chamado Mecanismo de Higgs, numa linguagem adequada ao ensino médio. Nesse sentido, buscamos explicar o mecanismo de Higgs, a partir da analogia entre Osciladores Harmônico simples (OHS) e Anarmônico (OA). Iniciamos a partir do OHS para abordar um sistema físico simétrico, ou seja, com potencial parabólico e que oscila em torno da origem. Em seguida, abordamos o OA, cujo potencial tem um termo adicional de 𝑥 , se comparado 4 com o potencial do OHS. Na sequência, discutimos como a massa física do bóson de Higgs surge a partir da oscilação da coordenada oscilatória de Higgs, aqui desempenhando o papel do campo de Higgs. Na tentativa de facilitar o processo de aprendizagem, tornando mais visual, propomos o uso de simulação computacional, utilizando o software Modellus, para estudar a energia potencial dos osciladores. Isso também contribuiu para aumentar o protagonismo do aluno e colocá-lo como personagem ativo no processo de aprendizagem. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | osciladores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | quebra espontânea de simetria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | campo de Higgs | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | mecanismo de Higgs | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | modellus | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência Didática para Ensinar Quebra de Simetria no Ensino Médio a partir dos Osciladores Harmônico e Deformado | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons