Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lourenço, Rogério | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-22T14:36:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-22T14:36:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716598 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desta dissertação é desenvolver uma sequência didática em uma perspectiva inclusiva voltada para alunos surdos a fim de ser explorada por professores de Física, fluentes ou não em Libras. Diante da escassez de publicações voltadas para o aluno surdo, foi elaborado um material educacional para investigar os conceitos fundamentais do tema Eletricidade focado para turmas regulares do terceiro ano do Ensino Médio. Considerando que os intérpretes são uma peça fundamental na tradução adequada do português para a Libras, as atividades iniciais da sequência de ensino presentes nesta proposta privilegiam a participação deles na precisão da tradução dos sinais empregados dos termos técnicos associados ao estudo dos fenômenos elétricos, uma vez que conceitos mais abstratos são construídos a partir daqueles mais essenciais. Das várias abordagens de ensino disponíveis, a dinâmica dos três momentos pedagógicos, desenvolvida originalmente por Delizoicov e Angotti, mostrou-se apropriada como referencial teórico a ser adotado para nortear as atividades que compõem o produto educacional. Através dos recursos interativos do hipervídeo presentes no material elaborado, é possível acessar todas as atividades diretamente nos navegadores de internet, sejam nos computadores, sejam em smartphones ou tablets, sem a necessidade de instalação de softwares adicionais. O produto educacional, fruto dos estudos realizados durante esta dissertação de mestrado profissional, prevê a aplicação das atividades que compõem a sequência de ensino e aprendizagem em cinco encontros e incentiva o uso consciente de energia elétrica residencial. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Eletricidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DA ELETRICIDADE ATRAVÉS DA DINÂMICA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: UMA PROPOSTA PARA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons