
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO CAMPUS CATU | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | DE ASSIS MENDONÇA, NADJA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MARTINS DURÃES, GILVAN | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BRITO MACHADO, CRISTIANE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-22T13:51:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-22T13:51:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-13 | - |
| identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO E PRODUTO EDUCACIONAL | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716597 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Anualmente milhares de jovens brasileiros, do sexo masculino, realizam o alistamento militar obrigatório ao completarem 18 anos de idade. Para o senso comum brasileiro, o alistamento e o Serviço Militar Obrigatório (SMO) constituem um rito de passagem para a vida adulta. Para muitos jovens, é também uma oportunidade de primeiro emprego formal. Do início do século XIX, com a chegada da família real portuguesa, até a segunda década do século XX, o recrutamento para o Serviço Militar passou por algumas transformações até que se efetivasse um sistema de sorteio, previsto em lei, com o objetivo de universalizar a prestação do serviço militar e pôr fim ao recrutamento forçado. No Brasil Império, “Tributo de sangue” era uma expressão usada pelos cidadãos para nomear as levas do recrutamento militar durante o século XIX (MENDES, 2004). A relação entre serviço militar e formação profissional possui raízes históricas. O ensino de ofícios manufatureiros se desenvolveu na medida da ampliação do aparato administrativo, judiciário, fiscal e militar, decorrente da transferência do núcleo do aparelho estatal da metrópole para a colônia, em 1808. Após a Proclamação da Independência, em 1822, o aumento do efetivo militar e a necessidade de uma rede de fornecimento de insumos para manutenção das tropas, provocou a ampliação e multiplicação dos arsenais de guerra, estabelecimentos militares voltados para a logística militar que também serviam para formação de mão de obra (CUNHA, 2005). Esta dissertação analisa as possibilidades e desafios da educação profissional no Serviço Militar Obrigatório, em um estudo de caso, com abordagem qualitativa, na então Escola de Formação Complementar do Exército e Colégio Militar de Salvador (EsFCEx/CMS), no ano 2021. A coleta de dados foi feita por entrevistas semiestruturadas, transcritas e analisadas a partir dos pressupostos metodológicos da análise de conteúdo apresentados por Bardin (2016) e Franco (2005). O referencial teórico está ancorado na discussão sobre educação como direito do cidadão, sobre políticas públicas de educação para o trabalho, em especial para juventude, e sobre as transformações no mundo do trabalho neste início de século XXI, baseado nas ideias de Saviani (2005; 2008), Arroyo (1995), Frigotto (2010a; 2010b; 2010c), Freire (2020); Ciavata (2012), Antunes (2009; 2011; 2018), Filgueiras (2021) e outros. Os resultados apontam a ligação entre Serviço Militar e educação profissional, a partir do viés histórico; para a percepção do quartel como espaço de educação não formal; para a necessidade de um debate sobre políticas públicas para a juventude e (re)inserção do jovem no mundo do trabalho. O produto educacional desta pesquisa é o portal na internet Trilhas da Educação e do Trabalho, composto pela trilha da educação profissional e tecnológica, a trilha do empreender e a trilha do emprego formal. A construção das trilhas baseou-se na análise de dados que possibilitou esboçar um perfil médio do soldado conscrito como sendo um jovem periférico, com escolaridade incompleta, com planos em terminar os estudos e procurar um emprego, ou empreender, após o licenciamento do serviço militar. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 3,28 MB | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exército Brasileiro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mundo do Trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino ProfissionaL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional | - |
| Título: dc.title | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SERVIÇO MILITAR OBRIGATORIO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
| Curso: dc.subject.course | PROFEPT | - |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ProfEPT-Dissertação-Nadja-versão-final-assinada.pdf | ARQUIVO | 3.37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/716597/2/ProfEPT-Dissertação-Nadja-versão-final-assinada.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons