Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Quintanilha, Muary Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-21T15:02:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-21T15:02:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716558 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado propõe um jogo de interpretação de papéis (role-playing game - RPG) para o uso pedagógico na discussão de conceitos de física, abordados no ensino de astronomia, na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental 2. Trata-se de uma aventura que pode ser inserida no Ensino Fundamental 2, para abordar o ensino de tópicos de astronomia, com foco no Sistema Solar. É possível usar o jogo também para outros conteúdos curriculares. A metodologia emprega uma sequência didática dividida em oito aulas, que objetiva mostrar, ensinar e ainda propiciar aos alunos serem sujeitos em um processo de construção dos conceitos nas aulas e a utilização dos mesmos na aventura (jogo), incluindo os aspectos cognitivos, interação entre os alunos. A sequência didática foi fundamentada na Teoria Socioconstrutivista de Vygotsky e foi aplicada em duas turmas de 6° anos do Ensino Fundamental de uma Instituição Municipal de Ensino da Cidade de Volta Redonda, Rio de Janeiro. Nas aulas durante as quais o jogo foi utilizado em sala, foi possível ver com clareza os conhecimentos adquiridos pelos alunos, como eles os interpretam e fazem uso desses conhecimentos face à sua utilização durante o Jogo. Como fruto desta dissertação, foi elaborado um produto didático em conjunto com um roteiro básico para a professora ou professor utilizar o jogo feito e ainda criar a sua própria aventura na forma de jogo para uso no ensino de Ciências no Ensino Fundamental 2. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | RPG | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vygotsky | pt_BR |
Título: dc.title | O JOGO DE RPG EM ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons