Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Jonatas Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-21T14:51:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-21T14:51:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716557 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este texto apresenta a elaboração, aplicação e análise de uma Sequência de Ensino Investigativa sobre o efeito fotovoltaico. A construção da proposta investigativa levou em consideração perspectivas de pesquisas da área de ensino de Física e documentos norteadores da educação básica a respeito da necessidade de promoção da Alfabetização Científica. Para tanto, deve-se possibilitar aos alunos, no ambiente escolar, o contato com aspectos do fazer científico e suas implicações na sociedade. Por esse motivo, optamos pela temática da energia solar, pois se remete à aspectos da matriz elétrica e compõe uma demanda da vida contemporânea. Além disso, a tecnologia fotovoltaica se fundamenta em conceitos da Física Moderna e Contemporânea. A sequência de ensino, que apresenta em suas etapas a utilização de painéis solares de baixo custo, simulações computacionais e aparelhos de medidas elétricas, foi aplicada em uma escola da rede privada de ensino do município de Vassouras, no sul do estado do Rio de Janeiro. Por conseguinte, alguns resultados e conclusões obtidos a partir da aplicação são apresentados e analisados. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA A ABORDAGEM DO EFEITO FOTOVOLTAICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons