Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Campos, Luís Fernando Esteves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-21T14:55:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-21T14:55:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-30 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716540 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é produzir um produto educacional utilizando a abordagem dos três momentos pedagógicos para o ensino da Teoria da Relatividade Restrita, tendo como foco o paradoxo dos gêmeos. A ideia é valorizar não somente os aspectos físicomatemáticos mas também destacar os aspectos histórico-filosóficos, desmistificando a imagem do cientista onisciente. A escolha deste tema se deve à crescente inserção de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio e à maneira como a maioria dos livros didáticos aborda esse assunto, normalmente com algumas imprecisões de ideias e relegando o paradoxo dos gêmeos a uma leitura suplementar no final do capítulo sobre Relatividade, quando presente. Para dar conta de condensar todo o conteúdo em um único material digital, foram utilizados recursos interativos do hipervídeo por meio de um aplicativo que pode ser executado diretamente em navegadores de internet, sem a necessidade de se instalar softwares adicionais. Ao inserir simuladores em algumas atividades foi possível contornar parte das dificuldades com o instrumental matemático que alguns alunos demonstram ao focar nos conceitos em vez de fórmulas, exemplificando ao máximo os conteúdos trabalhos e sua relação com o cotidiano do cidadão comum. O produto educacional, fruto dos estudos realizados durante esta dissertação de mestrado profissional, prevê a aplicação das atividades que compõem a sequência de ensino e aprendizagem em cinco encontros, composto de duas aulas de 50 min cada um. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relatividade Especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Três momentos pedagógicos | pt_BR |
Título: dc.title | O PARADOXO DOS GÊMEOS ATRAVÉS DA DINÂMICA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons