O PARADOXO DOS GÊMEOS ATRAVÉS DA DINÂMICA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Luís Fernando Esteves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-21T14:55:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-21T14:55:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-30-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716540-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é produzir um produto educacional utilizando a abordagem dos três momentos pedagógicos para o ensino da Teoria da Relatividade Restrita, tendo como foco o paradoxo dos gêmeos. A ideia é valorizar não somente os aspectos físicomatemáticos mas também destacar os aspectos histórico-filosóficos, desmistificando a imagem do cientista onisciente. A escolha deste tema se deve à crescente inserção de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio e à maneira como a maioria dos livros didáticos aborda esse assunto, normalmente com algumas imprecisões de ideias e relegando o paradoxo dos gêmeos a uma leitura suplementar no final do capítulo sobre Relatividade, quando presente. Para dar conta de condensar todo o conteúdo em um único material digital, foram utilizados recursos interativos do hipervídeo por meio de um aplicativo que pode ser executado diretamente em navegadores de internet, sem a necessidade de se instalar softwares adicionais. Ao inserir simuladores em algumas atividades foi possível contornar parte das dificuldades com o instrumental matemático que alguns alunos demonstram ao focar nos conceitos em vez de fórmulas, exemplificando ao máximo os conteúdos trabalhos e sua relação com o cotidiano do cidadão comum. O produto educacional, fruto dos estudos realizados durante esta dissertação de mestrado profissional, prevê a aplicação das atividades que compõem a sequência de ensino e aprendizagem em cinco encontros, composto de duas aulas de 50 min cada um.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelatividade Especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrês momentos pedagógicospt_BR
Título: dc.titleO PARADOXO DOS GÊMEOS ATRAVÉS DA DINÂMICA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons