Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Jean Carlo Falcão de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-20T17:38:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-20T17:38:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-05 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716519 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem o objetivo de propor uma sequência de ensino para o estudo da Eletrodinâmica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta está alinhada com o currículo mínimo do IV Módulo da EJA do Estado do Rio de Janeiro e com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Nesta dissertação são apresentados os referenciais históricos da EJA, a fundamentação teórico-pedagógica do ensino de Ciências, relativa aos conteúdos de Física em acordo com documentos oficias, tais como, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais Do Ensino Médio (DCNEM), Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), seguindo os Três Momentos Pedagógicos (3MP) propostos por Demétrio Delizoicov e José André Angotti em 1990 com funções específicas e diferenciadas entre si, que consiste em propor uma problematização inicial, organizar e aplicar o conhecimento. O produto educacional consiste na abordagem dos conteúdos a partir de histórias curtas relacionadas com o cotidiano dos educandos no estilo Mangá, de um pré-teste e pós-teste, resolução de exercícios e atividades experimentais utilizando materiais de baixo custo para apresentar para os alunos o conteúdo de forma mais contextualizada com o mundo real. O produto foi aplicado e proporcionou um grande envolvimento dos educandos. Os resultados apontam que eles alcançaram novos conhecimentos ao longo das aulas propostas. Análises quantitativas e qualitativas foram realizadas com o pré-teste e pós-teste confirmando que a forma como os conteúdos foram abordados proporcionaram a construção de um novo conhecimento aos alunos da EJA. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Eletrodinâmica, | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Três Momentos Pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Jovens e Adultos | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE ELETRODINÂMICA NA EJA A PARTIR DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BASEADAS NO MANGÁ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons