O ENSINO DE ELETRODINÂMICA NA EJA A PARTIR DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BASEADAS NO MANGÁ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Jean Carlo Falcão de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-20T17:38:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-20T17:38:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-05-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716519-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de propor uma sequência de ensino para o estudo da Eletrodinâmica na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta está alinhada com o currículo mínimo do IV Módulo da EJA do Estado do Rio de Janeiro e com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Nesta dissertação são apresentados os referenciais históricos da EJA, a fundamentação teórico-pedagógica do ensino de Ciências, relativa aos conteúdos de Física em acordo com documentos oficias, tais como, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais Do Ensino Médio (DCNEM), Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), seguindo os Três Momentos Pedagógicos (3MP) propostos por Demétrio Delizoicov e José André Angotti em 1990 com funções específicas e diferenciadas entre si, que consiste em propor uma problematização inicial, organizar e aplicar o conhecimento. O produto educacional consiste na abordagem dos conteúdos a partir de histórias curtas relacionadas com o cotidiano dos educandos no estilo Mangá, de um pré-teste e pós-teste, resolução de exercícios e atividades experimentais utilizando materiais de baixo custo para apresentar para os alunos o conteúdo de forma mais contextualizada com o mundo real. O produto foi aplicado e proporcionou um grande envolvimento dos educandos. Os resultados apontam que eles alcançaram novos conhecimentos ao longo das aulas propostas. Análises quantitativas e qualitativas foram realizadas com o pré-teste e pós-teste confirmando que a forma como os conteúdos foram abordados proporcionaram a construção de um novo conhecimento aos alunos da EJA.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEletrodinâmica,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrês Momentos Pedagógicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Jovens e Adultospt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE ELETRODINÂMICA NA EJA A PARTIR DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS BASEADAS NO MANGÁpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons