SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE NANOTECNOLOGIA E NANOCIÊNCIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Reobe Filipe da-
Autor(es): dc.contributor.authorBatinga, Verônica Tavares Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Ivoneide de Carvalho Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-19T19:10:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-19T19:10:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-19-
identificador: dc.identifier.otherPE_SDI_Nanotecnologia_2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716477-
Resumo: dc.description.abstractO rápido avanço tecnológico, as diferentes formas de interações sociais, e a degradação do meio ambiente, ocorridos na atualidade têm influenciado nas mudanças e vivências que acontecem nas escolas. Nos últimos anos, um dos resultados da evolução tecnológica têm sido o desenvolvimento de materiais diversos, que se constituem de nanopartículas, e estão presentes no cotidiano da população. A constituição química e processos tecnológicos atrelados a estes materiais podem ser abordados por meio da Nanotecnologia. Esse tema pode ser estudado a partir da implementação de sequências didáticas baseadas no ensino por investigação. Segundo a literatura de pesquisa na área de ensino de ciências, esta abordagem de ensino possibilita a alfabetização científica no contexto escolar. Nessa perspectiva, o objetivo deste manual é oferecer contribuições para elaboração e aplicação de uma sequência didática investigativa sobre Nanotecnologia, elaborada com base no ensino por investigação, visando o desenvolvimento da alfabetização científica pelos estudantes, em aulas de Química no 3º ano do ensino médio.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por Investigação; Alfabetização Científica; Química; Nanotecnologia; Ensino de Química.pt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE NANOTECNOLOGIA E NANOCIÊNCIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Química em Rede Nacional - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons