Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Reobe Filipe da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Batinga, Verônica Tavares Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Ivoneide de Carvalho Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-19T19:10:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-19T19:10:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE_SDI_Nanotecnologia_2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716477 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O rápido avanço tecnológico, as diferentes formas de interações sociais, e a degradação do meio ambiente, ocorridos na atualidade têm influenciado nas mudanças e vivências que acontecem nas escolas. Nos últimos anos, um dos resultados da evolução tecnológica têm sido o desenvolvimento de materiais diversos, que se constituem de nanopartículas, e estão presentes no cotidiano da população. A constituição química e processos tecnológicos atrelados a estes materiais podem ser abordados por meio da Nanotecnologia. Esse tema pode ser estudado a partir da implementação de sequências didáticas baseadas no ensino por investigação. Segundo a literatura de pesquisa na área de ensino de ciências, esta abordagem de ensino possibilita a alfabetização científica no contexto escolar. Nessa perspectiva, o objetivo deste manual é oferecer contribuições para elaboração e aplicação de uma sequência didática investigativa sobre Nanotecnologia, elaborada com base no ensino por investigação, visando o desenvolvimento da alfabetização científica pelos estudantes, em aulas de Química no 3º ano do ensino médio. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Investigação; Alfabetização Científica; Química; Nanotecnologia; Ensino de Química. | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE NANOTECNOLOGIA E NANOCIÊNCIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Química em Rede Nacional - PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE - SDI _ Nanotecnologia_2022.pdf | 3.95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/716477/2/PE - SDI _ Nanotecnologia_2022.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons