Intervenção com uso de jogos de vídeo-games ativos em adolescentes sedentários

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa M L M ; Vieira CJG ; Costa ADPV, Maria Luisa, Ciane, Auxiliadora,MérciaMedeiros M L ;-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-19T00:25:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-19T00:25:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-
identificador: dc.identifier.otherIntervenção com videogames ativos em adolescentes sedentário: atividade física de forma divertidapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716437-
Resumo: dc.description.abstractIntrodução:Comportamento ativo e atividade física podem ser diferenciais para o crescimento e desenvolvimento adequado durante adolescência. Obesidade, sedentarismo e dislipidemia são fatores relacionados ao aumento gradativo da ocorrência de doenças cardiovasculares e metabólicas crônicas. O exercício físico regular reduz os níveis de glicose e lipídios séricos, facilitando o processo inflamatório e a obesidade. Objetivo: Avaliar os efeitos da intervenção física nos indicadores de saúde em adolescentes sedentários. Metodologia: Estudo de intervenção, com amostra intencional, por meio de protocolo de atividade física, utilizando videogames ativos, composto por 24 sessões, 50 min, de intensidade crescente, com exercícios de resistência aeróbica, flexibilidade e força. Participaram 20 adolescentes, entre 10 e 17 anos, divididos em dois: grupo com excesso de peso (GS) e o grupo de indivíduos eutróficos (GE). Antes e depois da intervenção, eles coletaram variáveis ​​antropométricas como índice de massa corporal, percentual de gordura e variáveis ​​funcionais, força do membros superiores, força abdominal e capacidade aeróbica. Resultados: Houve diminuição do percentual de gordura peso corporal e a soma das dobras cutâneas do grupo com excesso de peso em relação ao grupo de indivíduos eutrófico, ainda que não significativa, revela uma tendência. Não houve mudanças significativas em relação às variáveis ​​funcionais. Conclusão: Obtiveram-se adesão e nível de satisfação, apesar das limitações no tamanho da amostra e do curto período de intervenção. Houve uma redução o percentual de gordura em adolescentes com excesso de peso em relação a indivíduos eutróficos, que realizaram treinamento físico usando videogames ativos. Palavras-chave: Obesidade. Adolescente. Exercícios físicos. Doenças cardiovascularespt_BR
Tamanho: dc.format.extent239KBpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectObesidade. Adolescente. Exercícios físicos. Doenças cardiovascularespt_BR
Título: dc.titleIntervenção com uso de jogos de vídeo-games ativos em adolescentes sedentáriospt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Ciências Médicaspt_BR
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