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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos Redes, Roberto Eduardo Carneiro dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-16T18:31:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-16T18:31:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Redes digitais e ensino de História: produção, recepção e aprendizagem por meio da internet na perspectiva da História Pública entre alunos da geração Z e Alpha | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716390 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo principal discutir as possibilidades de utilização dos canais de ensino de História do YouTube em sala de aula, como forma de apoio pedagógico e na construção e desenvolvimento de uma consciência histórica. No que tange à consciência histórica, discutiremos as possibilidades de sua relação/constituição por meio da História Pública, em particular na utilização de meios digitais, num esforço epistemológico de fazer com que a história possa ser bem recebida por alunos da educação básica. Por isso, farse- á necessária uma seleção e avaliação de canais voltados ao ensino de história no YouTube que possam obedecer ou estarem de acordo com as possibilidades de uma História Pública de boa qualidade técnica e historiográfica. Além disso, discutiremos também a diferenciação desses canais em relação a outros, criados com vieses ideológicos e políticos que dialogam com outras narrativas históricas, alimentando com fake news as redes digitais, patrocinando negacionismos numa era de pós-verdade. Por fim, pretende-se destacar o papel do professor-curador e a importante tarefa de filtrar e mesmo barrar narrativas enviesadas antes de chegar aos educandos. Sendo assim, no primeiro capítulo discutiremos a História Pública, a História Pública Digital e o conceito de Gerações Z e Alpha, bem como nativos e imigrantes digitais. No segundo capítulo apresentaremos uma visão geral sobre os canais do YouTube de ensino de história e os youtubers. Finalmente, no terceiro capítulo, apresentaremos a discussão sobre os canais de cunho negacionista, as dificuldades no acesso e permanência do aluno na internet e apresentaremos os resultados do trabalho aplicado em sala de aula, utilizando alguns canais de ensino de história, sobre temas previamente selecionados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 942 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | YouTube | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Pública | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gerações Z e Alpha | pt_BR |
Título: dc.title | Redes digitais e ensino de História: produção, recepção e aprendizagem por meio da internet na perspectiva da História Pública entre alunos da geração Z e Alpha | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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ROBERTO EDUARDO CARNEIRO DOS SANTOS_PROFHISTORIA UERJ.pdf | Artigo principal | 941,56 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/716390/2/ROBERTO EDUARDO CARNEIRO DOS SANTOS_PROFHISTORIA UERJ.pdfDownload |
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