Redes digitais e ensino de História: produção, recepção e aprendizagem por meio da internet na perspectiva da História Pública entre alunos da geração Z e Alpha

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos Redes, Roberto Eduardo Carneiro dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-16T18:31:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-16T18:31:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherRedes digitais e ensino de História: produção, recepção e aprendizagem por meio da internet na perspectiva da História Pública entre alunos da geração Z e Alphapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716390-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo principal discutir as possibilidades de utilização dos canais de ensino de História do YouTube em sala de aula, como forma de apoio pedagógico e na construção e desenvolvimento de uma consciência histórica. No que tange à consciência histórica, discutiremos as possibilidades de sua relação/constituição por meio da História Pública, em particular na utilização de meios digitais, num esforço epistemológico de fazer com que a história possa ser bem recebida por alunos da educação básica. Por isso, farse- á necessária uma seleção e avaliação de canais voltados ao ensino de história no YouTube que possam obedecer ou estarem de acordo com as possibilidades de uma História Pública de boa qualidade técnica e historiográfica. Além disso, discutiremos também a diferenciação desses canais em relação a outros, criados com vieses ideológicos e políticos que dialogam com outras narrativas históricas, alimentando com fake news as redes digitais, patrocinando negacionismos numa era de pós-verdade. Por fim, pretende-se destacar o papel do professor-curador e a importante tarefa de filtrar e mesmo barrar narrativas enviesadas antes de chegar aos educandos. Sendo assim, no primeiro capítulo discutiremos a História Pública, a História Pública Digital e o conceito de Gerações Z e Alpha, bem como nativos e imigrantes digitais. No segundo capítulo apresentaremos uma visão geral sobre os canais do YouTube de ensino de história e os youtubers. Finalmente, no terceiro capítulo, apresentaremos a discussão sobre os canais de cunho negacionista, as dificuldades no acesso e permanência do aluno na internet e apresentaremos os resultados do trabalho aplicado em sala de aula, utilizando alguns canais de ensino de história, sobre temas previamente selecionados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent942 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectYouTubept_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGerações Z e Alphapt_BR
Título: dc.titleRedes digitais e ensino de História: produção, recepção e aprendizagem por meio da internet na perspectiva da História Pública entre alunos da geração Z e Alphapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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