ENSINO DE FÍSICA E OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: A FÍSICA NUCLEAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorReis, Diogo Myrrha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-16T18:10:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-16T18:10:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-22-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716388-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa está inserida na temática de Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Médio e trabalha com o seguinte problema: como o uso de atividades baseadas nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) pode contribuir para o ensino de Física dos alunos da EJA? A fim de responder essa questão, traçou-se como objetivo analisar a abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos nas aulas de Física da EJA, a partir dos conteúdos de Física Nuclear. E como objetivos específicos espera-se: apresentar a legislação da EJA; estudar os parâmetros curriculares do Ensino de Física; pesquisar como a abordagem dos 3MP e a pedagogia de Paulo Freire podem contribuir para o Ensino de Física; elaborar e aplicar um caderno de sequências didáticas e um jogo de tabuleiro sobre a Física Nuclear para a EJA, com base nos 3MP. Os 3MP e a pedagogia proposta por Paulo Freire são as premissas teóricas que nortearão a pesquisa. Trata-se de um estudo de análise qualitativa e quantitativa, desenvolvido através da metodologia de estudo de caso. A população da pesquisa foram os alunos da EJA do Colégio Estadual João Maia, localizado em Resende/RJ, e a amostra foram os alunos do módulo 4. Como produto educacional, foram construídos um caderno de sequências didáticas e um jogo de tabuleiro sobre a Física Nuclear, para auxiliar os professores de Física e contribuir na formação de estudantes da EJA. Entendemos que a pesquisa e o produto educacional, que apresentam a Física Nuclear a partir da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, são uma possibilidade para tornar o ensino da Física Nuclear algo mais próximo da realidade discente da EJA e do Ensino Médio regular e para contribuir com a ação pedagógica docente.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrês Momentos Pedagógicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFísica Nuclearpt_BR
Título: dc.titleENSINO DE FÍSICA E OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: A FÍSICA NUCLEAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons