Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Reis, Diogo Myrrha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-16T18:10:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-16T18:10:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-22 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716388 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa está inserida na temática de Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Médio e trabalha com o seguinte problema: como o uso de atividades baseadas nos Três Momentos Pedagógicos (3MP) pode contribuir para o ensino de Física dos alunos da EJA? A fim de responder essa questão, traçou-se como objetivo analisar a abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos nas aulas de Física da EJA, a partir dos conteúdos de Física Nuclear. E como objetivos específicos espera-se: apresentar a legislação da EJA; estudar os parâmetros curriculares do Ensino de Física; pesquisar como a abordagem dos 3MP e a pedagogia de Paulo Freire podem contribuir para o Ensino de Física; elaborar e aplicar um caderno de sequências didáticas e um jogo de tabuleiro sobre a Física Nuclear para a EJA, com base nos 3MP. Os 3MP e a pedagogia proposta por Paulo Freire são as premissas teóricas que nortearão a pesquisa. Trata-se de um estudo de análise qualitativa e quantitativa, desenvolvido através da metodologia de estudo de caso. A população da pesquisa foram os alunos da EJA do Colégio Estadual João Maia, localizado em Resende/RJ, e a amostra foram os alunos do módulo 4. Como produto educacional, foram construídos um caderno de sequências didáticas e um jogo de tabuleiro sobre a Física Nuclear, para auxiliar os professores de Física e contribuir na formação de estudantes da EJA. Entendemos que a pesquisa e o produto educacional, que apresentam a Física Nuclear a partir da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, são uma possibilidade para tornar o ensino da Física Nuclear algo mais próximo da realidade discente da EJA e do Ensino Médio regular e para contribuir com a ação pedagógica docente. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Três Momentos Pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física Nuclear | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE FÍSICA E OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: A FÍSICA NUCLEAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons