Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Carlos Felipe de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-16T17:52:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-16T17:52:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-20 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716385 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesta dissertação, respaldada pelo método dos Três Momentos Pedagógicos, defende-se que o uso de uma tecnologia digital suscita e desperta nos discentes um desejo significativo em aprender, pois esse tipo de tecnologia é bem familiar aos alunos nos dias atuais. O uso da Internet e o advento dos Smartphones proporciona-lhes um efeito facilitador posto que é parte indissolúvel do seu cotidiano. Deste modo, fizemos o uso de um aplicativo (Tempo e Espaço Relativísticos) empírico que interage com o aluno de forma lúdica e,de certa forma, elucidativa para a aprendizagem. Os conceitos deste aplicativo são baseados na Teoria da Relatividade Restrita cuja estrutura é a apresentação de uma nave experimentando a sua contração no espaço e a dilatação do tempo na Terra, conteúdo estes que no Ensino Médio, a meu ver,são partes fundamentais e relevantes. A proposta foi aplicada no 1o ano do ensino Médio, em que o método dos 3MP nos ensina três instantes fundamentais: a Problematização Inicial, a Organização do Conhecimento e, por fim, a Aplicação do Conhecimento. É nesta parte final que lançamos mão do aplicativo como parte facilitadora na aprendizagem do educando. Facilitadora pelo fato de os alunos dominarem aplicativos e gostarem do seu uso, bem como torna o conceito de relatividade mais amigável no seu conteúdo que,por ventura, é visto como complexo tanto física e matematicamente. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relatividade Restrita | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | 3MP | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO INTRODUTÓRIO DE RELATIVIDADE RESTRITA ATRAVÉS DE SIMULAÇÃO COM O APLICATIVO “ESPAÇO-TEMPO RELATIVÍSTICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons