Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Halfeld, Angela Pereira Cerqueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-16T17:48:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-16T17:48:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-14 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716384 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino da Física Moderna e Contemporânea (FMC) focada no debate atual de uma das controvérsias sóciocientíficas da física nuclear que trata das radiações nucleares. Através de um estudo inicial sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (BRASIL, 2002), complementado pela Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2018) e um mapeamento dos trabalhos relacionados à temática CTS apresentados nas edições do SNEF (Simpósio Nacional de Ensino de Física), escolhemos o enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para nortear nossa proposta visando contribuir para uma educação científica que permita ao aluno compreender os fenômenos da física nuclear presentes na sociedade contemporânea. Para auxiliar o desenvolvimento deste produto, utilizamos os conceitos de aprendizagem significativa de Ausubel e das tecnologias da informação e comunicação (TICs). A física nuclear faz parte do currículo atual de física do estado do Rio de Janeiro no 2º ano do Ensino Médio, com conceitos introdutórios de física nuclear. No desenvolvimento dessa proposta abordamos: história da radioatividade, energia nuclear, decaimentos radioativos, reações nucleares e aplicações da energia nuclear na medicina, indústria, agricultura, entre outras. Por fim, apresentamos o produto educacional que é constituído por roteiro do professor e do aluno com orientações relacionadas às estratégias de ensino, mediante o uso de experimentos, materiais lúdicos, ferramentas tecnológicas e debate simulado visando despertar maior interesse e participação dos alunos. Após a aplicação desse produto, analisamos os resultados obtidos e observamos uma aprendizagem potencialmente significativa em relação à física nuclear. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | CTS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Energia Nuclear | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Radiações Ionizantes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Física Moderna e Contemporânea | pt_BR |
Título: dc.title | CONTRADIÇÕES SOBRE O USO E DESUSO DA ENERGIA NUCLEAR COM ENFOQUE CTS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons