Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Escanilha, Thalita Leite De Santana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-16T15:39:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-16T15:39:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-21 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716383 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho descreve uma Sequência de Ensino Investigativa para o estudo de Eletricidade no do Ensino Fundamental. A proposta apresentada está em consonância com a Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2017) e tem como referência uma das três unidades temáticas, Energia e Matéria. A estrutura desse Produto Educacional é constituída por um manual do professor com orientações relacionadas às estratégias de ensino, mediante o uso de experimentos investigativos e materiais lúdicos ofertados para as aulas de ciências nesta etapa da educação básica. Atividades didáticas e dois jogos educativos, Trilha Elétrons e Dominelétrico, foram desenvolvidos para comporem essa sequência. A abordagem dos conteúdos ocorre a partir de uma situação-problema a ser solucionada em parceria entre professor e alunos, seguindo as ideias das Sequencias de Ensino Investigativas (SEI) propostas pelas educadoras Anna Maria Pessoa de Carvalho e Lúcia Helena Sasseron. O Produto foi aplicado suscitando grande envolvimento dos educandos. Os resultados indicam que eles construíram conhecimento ao longo da aplicação da sequência didática. Estudos quantitativos e qualitativos foram realizados com o material produzido pelos estudantes e evidenciaram que o trabalho argumentativo e investigativo promove a construção de conceitos científicos e beneficia o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DE ELETRICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons