EFEITO DOPPLER NO ENSINO MÉDIO: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO DE ONDULATÓRIA COM PRÁTICA, USO DE TICS E METODOLOGIA ATIVA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Marcílio da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-16T14:56:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-16T14:56:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-26-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716382-
Resumo: dc.description.abstractondulatória como uma unidade de ensino potencialmente significativa, segundo os princípios da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Constitui o produto um questionário inicial de sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto, uma apresentação com os conceitos com graus crescentes de dificuldade, situações problemas e demonstrações para trabalho em classe e, como culminância, uma prática de aplicação do efeito Doppler para determinação da velocidade de um skate. A prática sobre efeito Doppler permitiu aos alunos fazer uso dos conhecimentos teóricos de ondulatória numa aplicação de caráter tecnológico, utilizando os smartphones como instrumento de medida e aquisição de dados. As medidas de velocidade com efeito Doppler foram comparadas com medidas da velocidade realizadas por meio da análise de vídeo. A sequência foi aplicada em turmas do terceiro ano do ensino médio de um Colégio público da rede do estado do Rio de Janeiro, do turno noturno. Os resultados da metodologia foram avaliados durante toda a sequência e ao final dela, quando foi aplicado um questionário final usando do método da instrução pelos colegas. O questionário inicial mostrou que os alunos tinham uma boa noção de tipos de ondas mas desconheciam, em sua maioria, o efeito Doppler. Analisando o questionário final foi possível encontrar indícios de aprendizagem significativa, por meio da diferenciação progressiva de tipos de ondas, e da reconciliação integradora, sendo esta por meio do efeito Doppler, cujo conceito os alunos souberam transferir para o caso das ondas luminosas. Nosso trabalho indicou que a conjunção de metodologias diversas e ativas, tais como desenvolvimento de prática pelos alunos, instrução pelos pares e demonstrações em classe, são apropriadas para possibilitar situações de negociação de conceitos e, consequentemente, potencializar uma aprendizagem significativa.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectondaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectefeito Dopplerpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTICspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpráticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem significativapt_BR
Título: dc.titleEFEITO DOPPLER NO ENSINO MÉDIO: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO DE ONDULATÓRIA COM PRÁTICA, USO DE TICS E METODOLOGIA ATIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
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