Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Marcílio da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-16T14:56:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-16T14:56:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-26 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716382 | - |
Resumo: dc.description.abstract | ondulatória como uma unidade de ensino potencialmente significativa, segundo os princípios da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Constitui o produto um questionário inicial de sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto, uma apresentação com os conceitos com graus crescentes de dificuldade, situações problemas e demonstrações para trabalho em classe e, como culminância, uma prática de aplicação do efeito Doppler para determinação da velocidade de um skate. A prática sobre efeito Doppler permitiu aos alunos fazer uso dos conhecimentos teóricos de ondulatória numa aplicação de caráter tecnológico, utilizando os smartphones como instrumento de medida e aquisição de dados. As medidas de velocidade com efeito Doppler foram comparadas com medidas da velocidade realizadas por meio da análise de vídeo. A sequência foi aplicada em turmas do terceiro ano do ensino médio de um Colégio público da rede do estado do Rio de Janeiro, do turno noturno. Os resultados da metodologia foram avaliados durante toda a sequência e ao final dela, quando foi aplicado um questionário final usando do método da instrução pelos colegas. O questionário inicial mostrou que os alunos tinham uma boa noção de tipos de ondas mas desconheciam, em sua maioria, o efeito Doppler. Analisando o questionário final foi possível encontrar indícios de aprendizagem significativa, por meio da diferenciação progressiva de tipos de ondas, e da reconciliação integradora, sendo esta por meio do efeito Doppler, cujo conceito os alunos souberam transferir para o caso das ondas luminosas. Nosso trabalho indicou que a conjunção de metodologias diversas e ativas, tais como desenvolvimento de prática pelos alunos, instrução pelos pares e demonstrações em classe, são apropriadas para possibilitar situações de negociação de conceitos e, consequentemente, potencializar uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ondas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | efeito Doppler | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TICs | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | prática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem significativa | pt_BR |
Título: dc.title | EFEITO DOPPLER NO ENSINO MÉDIO: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO DE ONDULATÓRIA COM PRÁTICA, USO DE TICS E METODOLOGIA ATIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons