Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Lucrécia Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-16T14:53:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-16T14:53:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-29 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716381 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo central elaborar, investigar e desenvolver uma sequência didática com caráter investigativo desenvolvida para ser aplicada em espaços não formais de educação, como Museus e Centros de Ciências. Apresenta um papel importante na divulgação do conhecimento científico, propiciando o diálogo com os alunos e ampliando o processo de apropriação do conhecimento através da atividade investigativa. Essa proposta de ensino por investigação aplicada no Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense (MICInense), objetiva contribuir para o processo de alfabetização científica, oportunizando a construção do conhecimento sobre assuntos científicos usando a aprendizagem baseada na resolução de problemas extraídos de situações cotidianas. Com o tema Óptica, utilizando como mote a pergunta “O que vem depois do arco-íris?”, o experimento do cientista William Herschel é reproduzido de forma cuidadosa, visando proporcionar o entendimento do fenômeno natural e a importância das ciências para compreensão de mundo, promovendo assim a aproximação com a cultura científica. No desenvolvimento desta proposta são abordados os conteúdos: história da luz, refração da luz solar, características das cores e a descoberta do infravermelho, dentro de um contexto investigativo a partir de atividades práticas de interesse pela ciência e tecnologia. A Sequência de Ensino Investigativa desenvolvida fomenta discussões e tem como objetivo proporcionar a estudantes e professores um ensino elaborado a partir de problemas experimentais. Dessa forma, a iniciativa proporciona o envolvimento da ciência com a sociedade, despertando um maior interesse pelos resultados de pesquisas divulgadas relacionadas à ciência. Como fruto associado a esta dissertação, foi desenvolvido um Produto Educacional que apresenta uma sequência didática e materiais de apoio, relacionados ao tema, os quais podem ser usados por professores do ensino básico. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Investigativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização Científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação não formal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | experimentos de óptica | pt_BR |
Título: dc.title | O QUE VEM DEPOIS DO ARCO-ÍRIS? UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons