
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Feliphe de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-16T14:16:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-16T14:16:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716379 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho propõe uma Sequência de Ensino investigativa (SEI) que busca promover a Alfabetização Científica em alunos do ensino médio a partir de um problema histórico para discutir a natureza da luz. Em geral, o ensino da óptica no ensino médio é concentrado na óptica geométrica, que apesar de explicar satisfatoriamente fenômenos como a reflexão e refração da luz, limita-se quando a discussão é sobre sua natureza ondulatória. Isso não permite discutir fenômenos como a difração e interferência, consequentemente, a discussão sobre a natureza da luz é relegada a um segundo plano. Nesse sentido, nossa proposta de ensino investigativo a partir de atividades experimentais busca estudar o limite entre a modelo corpuscular newtoniano e a teoria ondulatória da luz. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Natureza da luz | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência de Ensino Investigativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização Científica | pt_BR |
| Título: dc.title | NATUREZA CORPUSCULAR E ONDULATÓRIA DA LUZ: Uma Sequência de Ensino Investigativa para Promover Alfabetização Científica | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProFis | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons