NATUREZA CORPUSCULAR E ONDULATÓRIA DA LUZ: Uma Sequência de Ensino Investigativa para Promover Alfabetização Científica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Feliphe de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-16T14:16:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-16T14:16:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-30-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716379-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho propõe uma Sequência de Ensino investigativa (SEI) que busca promover a Alfabetização Científica em alunos do ensino médio a partir de um problema histórico para discutir a natureza da luz. Em geral, o ensino da óptica no ensino médio é concentrado na óptica geométrica, que apesar de explicar satisfatoriamente fenômenos como a reflexão e refração da luz, limita-se quando a discussão é sobre sua natureza ondulatória. Isso não permite discutir fenômenos como a difração e interferência, consequentemente, a discussão sobre a natureza da luz é relegada a um segundo plano. Nesse sentido, nossa proposta de ensino investigativo a partir de atividades experimentais busca estudar o limite entre a modelo corpuscular newtoniano e a teoria ondulatória da luz.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectNatureza da luzpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência de Ensino Investigativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
Título: dc.titleNATUREZA CORPUSCULAR E ONDULATÓRIA DA LUZ: Uma Sequência de Ensino Investigativa para Promover Alfabetização Científicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons