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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Erelaine Patrícia de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-16T14:09:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-16T14:09:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-26 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716378 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na presente dissertação, defende-se que o constante desenvolvimento da tecnologia esteja presente no cotidiano dos educandos, no entanto parte das práticas docentes não têm acompanhado esse contexto. Este trabalho foi desenvolvido, objetivando propor uma sequência didática pautada em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) pretendendo oportunizar uma aprendizagem significativa. Para isso, foram utilizadas ferramentas tecnológicas comuns à realidade dos alunos, tais como smartphones, aplicativos e vídeos. Com isso espera-se contribuir para minimizar o desinteresse dos alunos pelo estudo das Ciências, em particular da Física. Essa UEPS foi organizada em duas partes, na qual a primeira trabalhou os conceitos da cinemática e a segunda parte introduziu os conceitos de energia. Ambas tiveram como ferramenta de apoio o uso do aplicativo VidAnalysis-free® que se utiliza da técnica de vídeo-análise voltada para o ensino de movimentos clássicos como o movimento retilíneo uniforme (MRU) e o movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV). Assim, tais conceitos foram relacionados garantindo um trabalho interdisciplinar entre a Física e a Matemática. Diante disso, a proposta apresentada buscou levar o estudante a deixar de ser apenas receptor e tornar-se agente do processo de ensino-aprendizagem. A proposta foi implementada em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II no Colégio Estadual Piauí, localizado no município de Volta Redonda/ RJ. Como resultado associado a esta dissertação, foi desenvolvido um Produto Educacional que apresenta uma sequência didática e materiais de apoio, relacionados ao tema, os quais podem ser usados por professores do ensino básico. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Nova Tecnologias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | UEPS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Título: dc.title | IMPLEMENTAÇÃO DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA CINEMÁTICA E INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE ENERGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
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