UTILIZANDO O APLICATIVO EVERYCIRCUIT COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM AULAS PRÁTICAS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMonsores, Danilo da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-16T14:04:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-16T14:04:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-26-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716377-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta o desenvolvimento de um produto educacional que visa a utilização do aplicativo EveryCircuit juntamente com a realização de experimentos na discussão do tópico de circuitos elétricos em turmas do ensino médio. Para auxiliar e embasar o desenvolvimento deste produto foram utilizados alguns pontos de quatro vertentes pedagógicas: a aprendizagem significativa de Ausubel, o ensino por investigação, o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a experimentação em sala de aula. Os roteiros são formados por questionamentos e procedimentos que são divididos em cinco etapas. A primeira destas etapas, baseada no uso do aplicativo, contou com a apresentação do aplicativo, as intruções de instalação e o manuseio de suas ferramentas. A segunda etapa, intitulada questões problematizadoras (motivadoras), era composta por questionamentos cujo objetivo era levantar os conhecimentos prévios dos alunos e motivá-los para as etapas seguintes. A etapa seguinte, denominada Laboratório Virtual, foi composta por procedimentos que foram abordados através do aplicativo EveryCircuit. A quarta etapa consistiu de uma prática laboratorial na qual o foco foi a montagem de experimentos simulados anteriormente no aplicativo. Como uma etapa complementar, consideramos um questionário de análise composto por questões e problemas que levaram o aluno a refletir sobre os conhecimentos adquiridos ao longo da atividade. A partir da análise de dados, foi possível concluir que o uso das TICs em conjunto com a experimentação,norteadas pela sequência didática, não só foi eficaz no aprofundamento do tópico, mas também despertou o interesse dos alunos no que diz respeito ao conteúdo de circuito elétrico e suas aplicações, possibilitando uma aprendizagem significativa.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEveryCircuitpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcircuitos elétricospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTICspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectexperimentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem significativapt_BR
Título: dc.titleUTILIZANDO O APLICATIVO EVERYCIRCUIT COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM AULAS PRÁTICAS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons