O ENSINO DE TÓPICOS DE ELETROMAGNETISMO NA MODALIDADE EJA A PARTIR DO ESTUDO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Clenilso de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-16T18:02:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-16T18:02:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-21-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716365-
Resumo: dc.description.abstractAs atividades experimentais têm se mostrado um instrumento fundamental no processo de ensino e aprendizagem da Física. Busca-se através dessas atividades permitir que ao aluno perceba o objeto de estudo de maneira quantitativa e qualitativa, o manuseie, o observe, faça previsões sobre ele ou elabore hipóteses. Dentro desse contexto propomos um produto educacional que consiste em uma sequência didática que tem o objetivo de levar o aluno a aprender a calcular o consumo de elétrica de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal. Essa proposta é direcionada para alunos do último ano do ensino médio da EJA ou regular, consiste em um experimento demonstrativo que consta de um painel de circuito AC e simulações utilizando o programa PhET. Para a dinâmica da aplicação da sequência didática escolhemos como metodologia de aprendizagem os Três Momentos Pedagógicos por ser capaz de propiciar a problematização do assunto. O produto foi testado na Nova EJA do Colégio Estadual Barão de Tefé, no município de Seropédica, Rio de Janeiro no mês de julho de 2020, em meio a pandemia do Covid-19, através de questionários de sondagem para observar os conhecimentos prévios e registrar o que se adquiriu de conhecimento por parte dos alunos após a aplicação dos experimentos demonstrativos. Foi mostrado através da análise qualitativa das respostas dos alunos aos questionários que houve uma evolução significativa, nos levando a considerar que o trabalho alcançou seu objetivo de elevar o conhecimento científico e sua aplicação prática.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectExperimento demonstrativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsumo de energia.pt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE TÓPICOS DE ELETROMAGNETISMO NA MODALIDADE EJA A PARTIR DO ESTUDO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons