Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Clenilso de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-16T18:02:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-16T18:02:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-21 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716365 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As atividades experimentais têm se mostrado um instrumento fundamental no processo de ensino e aprendizagem da Física. Busca-se através dessas atividades permitir que ao aluno perceba o objeto de estudo de maneira quantitativa e qualitativa, o manuseie, o observe, faça previsões sobre ele ou elabore hipóteses. Dentro desse contexto propomos um produto educacional que consiste em uma sequência didática que tem o objetivo de levar o aluno a aprender a calcular o consumo de elétrica de eletrodomésticos a partir dos dados de potência (descritos no próprio equipamento) e tempo médio de uso para avaliar o impacto de cada equipamento no consumo doméstico mensal. Essa proposta é direcionada para alunos do último ano do ensino médio da EJA ou regular, consiste em um experimento demonstrativo que consta de um painel de circuito AC e simulações utilizando o programa PhET. Para a dinâmica da aplicação da sequência didática escolhemos como metodologia de aprendizagem os Três Momentos Pedagógicos por ser capaz de propiciar a problematização do assunto. O produto foi testado na Nova EJA do Colégio Estadual Barão de Tefé, no município de Seropédica, Rio de Janeiro no mês de julho de 2020, em meio a pandemia do Covid-19, através de questionários de sondagem para observar os conhecimentos prévios e registrar o que se adquiriu de conhecimento por parte dos alunos após a aplicação dos experimentos demonstrativos. Foi mostrado através da análise qualitativa das respostas dos alunos aos questionários que houve uma evolução significativa, nos levando a considerar que o trabalho alcançou seu objetivo de elevar o conhecimento científico e sua aplicação prática. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Experimento demonstrativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Consumo de energia. | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE TÓPICOS DE ELETROMAGNETISMO NA MODALIDADE EJA A PARTIR DO ESTUDO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons