Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Adriana Borges dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-09-16T17:43:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-09-16T17:43:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716364 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um produto educacional construído a partir de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) para o estudo de fenômenos ópticos, cuja problematização é realizada a partir de atividades experimentais abertas, mais especificamente: os fenômenos da reflexão, refração, dispersão e polarização da luz, dentro do que chamamos de ópitca geométrica. Nesse sentido, a sequência busca promover a Alfabetização Cientifica, a partir das principais etapas que fundamentam uma SEI. O produto educacional foi aplicado numa turma do terceiro ano do ensino médio, da rede pública estadual, do Estado do Rio de Janeiro e foi avaliado através da narrativa da professora/pesquisadora pautada na interação dos alunos com as atividades em cada uma das etapas da SEI, tendo também por objetivo verificar se durante as atividades emergiam indicadores de alfabetização científica. O produto educacional é constituído por um manual do professor com as orientações para produção e manipulação dos kits para experimentação e também com as etapas que definem a aplicação da SEI em sala de aula. Os resultados sugerem que houve ampliação do conhecimento adquirido no momento em que os alunos puderam reavaliar suas hipóteses iniciais, por meio de seus registros, contribuindo para promoção da AC. A Sequência de ensino investigativo pode ser considerada de baixo-custo e aplicável em qualquer escola de ensino médio. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência de Ensino Investigativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização Científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fenômenos Ópticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Laboratório Aberto | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINANDO FENÔMENOS ÓPTICOS NA PERSPECTIVA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFIS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProFis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons