ENSINANDO FENÔMENOS ÓPTICOS NA PERSPECTIVA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Adriana Borges dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-09-16T17:43:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-09-16T17:43:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-19-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/716364-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta um produto educacional construído a partir de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) para o estudo de fenômenos ópticos, cuja problematização é realizada a partir de atividades experimentais abertas, mais especificamente: os fenômenos da reflexão, refração, dispersão e polarização da luz, dentro do que chamamos de ópitca geométrica. Nesse sentido, a sequência busca promover a Alfabetização Cientifica, a partir das principais etapas que fundamentam uma SEI. O produto educacional foi aplicado numa turma do terceiro ano do ensino médio, da rede pública estadual, do Estado do Rio de Janeiro e foi avaliado através da narrativa da professora/pesquisadora pautada na interação dos alunos com as atividades em cada uma das etapas da SEI, tendo também por objetivo verificar se durante as atividades emergiam indicadores de alfabetização científica. O produto educacional é constituído por um manual do professor com as orientações para produção e manipulação dos kits para experimentação e também com as etapas que definem a aplicação da SEI em sala de aula. Os resultados sugerem que houve ampliação do conhecimento adquirido no momento em que os alunos puderam reavaliar suas hipóteses iniciais, por meio de seus registros, contribuindo para promoção da AC. A Sequência de ensino investigativo pode ser considerada de baixo-custo e aplicável em qualquer escola de ensino médio.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência de Ensino Investigativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFenômenos Ópticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLaboratório Abertopt_BR
Título: dc.titleENSINANDO FENÔMENOS ÓPTICOS NA PERSPECTIVA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF / PROFISpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProFis


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons